No seu quarto ano de atividade, o ciclo Cinema & Literatura, sob curadoria de Ricardo Pereira, traz ao público mais uma ótima seleção de filmes construídos a partir de importantes obras literárias brasileiras ou mundiais. Durante o ano de 2014, no primeiro sábado de todo mês, as exibições acontecerão no Museu da Imagem e do Som, em Campinas, sempre seguidas de debates a respeito do filme e do romance no qual ele se baseia.

Cena do filme de Pasolini
Cena do filme de Pasolini

O ciclo já exibiu filmes baseados em obras de James Joyce, Franz Kafka, Miguel de Cervantes, Dennis Diderot, Goethe, Jane Austen, Nathaniel Hawthorne, Gustave Flaubert, Charles Dickens, Victor Hugo, Fiódor Dostoiévski, Leon Tolstói, Henry James, Émile Zola, Knut Hamsun, Choderlos de Laclos, Mary W. Shelley, Herman Melville, Visconde de Taunay, Machado de Assis, Aluizio Azevedo, Oscar Wilde, H.G. Wells, Heinrich Mann, Robert Musil e Thomas Mann.

Neste ano, autores decisivos na constituição e formação de todo um estilo literário farão parte do ciclo, como o Marquês de Sade, dono de uma obra marcada pelo erotismo, pela crítica aos valores burgueses, por um pensamento político sobre a sua época e pelo mergulho na psicologia do homem naquilo que talvez ele tenha de mais essencial: a sexualidade. Sade estará presente na adaptação feita pelo cineasta italiano Pasolini para o seu romance “Os 120 dias de Sodoma”. O filme “Saló ou Os 120 dias de Sodoma” abrirá o ciclo no próximo dia 1º de fevereiro, às 16h. A sessão é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Confira abaixo as demais sessões programadas para este ano, datas e horários:

1 de Fevereiro, 16h
SALÓ OU OS 120 DIAS DE SODOMA, de Pier Paolo Pasolini, 1975
Baseado no romance “Os 120 Dias de Sodoma”, do Marquês de Sade, 1785

Final da Segunda Guerra Mundial. Rapazes e moças são confinados para satisfazerem as mais variadas perversões sexuais de quatro senhores: o duque de Blangis, o bispo, o magistrado Cerval e o presidente Durcet, no último reduto do regime fascista italiano, a República de Saló. As ações se sucedem em quatro ciclos – o Anti Inferno, o Ciclo das Paixões, o Ciclo da Bosta e o Ciclo do Sangue – narrados por três velhas prostitutas e uma pianista. Para eliminar qualquer traço de relacionamento humano, as vítimas são assassinadas em seguida. Itália, 1975. Colorido, 117 min.

1 de Março, 16h
EFFI BRIEST, de Rainer Werner Fassbinder, 1974
Baseado no romance “Effi Briest”, de Theodor Fontane, 1895

Esta adaptação do romance de Theodor Fontane foi o maior êxito de público de Fassbinder na Alemanha e tem um longo subtítulo: “Ou os muitos que fazem uma ideia das suas possibilidades e necessidades, porém, aceitam através das suas ações a ordem dominante, ajudando, dessa forma, a sustentá-la e a fortalecê-la”. Pelo fato de Fassbinder ter trabalhado na adaptação do romance de modo ininterrupto entre 1969 e 1974, alguns críticos são da opinião que “Fontane Effi Briest” influenciou todos os filmes que Fassbinder realizara até então e todos os que faria depois. Trata-se de um dos seus filmes mais complexos, do ponto de vista formal, com um trabalho peculiar sobre a língua alemã. O filme ganhou o Prêmio Interfilm 1974 no 24º Festival de Berlim e foi indicado ao Urso de Ouro. Alemanha Ocidental, 1974. Preto e Branco, 140 min.

5 de Abril, 16h
DESEJO QUE ATORMENTA, de Mauro Bolognini, 1962
Baseado no romance “Senilidade”, de Italo Svevo, 1898

Angiolina é uma jovem proletária belíssima que na Trieste dos anos 20 leva a loucura com seu irresponsável e tortuoso amor o aspirante a burguês Emílio, que perde a cabeça por ela e começa um processo senil em plena juventude, viajando aos abismos do inferno por sua desesperança. Prêmio de Melhor Diretor no Festival de San Sebastián. Itália, 1962. Preto e Branco, 118 min.

3 de Maio, 16h
UMA JANELA PARA O AMOR, de James Ivory, 1985
Baseado no romance “Um Quarto com Vista”, de E.M. Forster, 1908

Lucy (Helena Bonham-Carter) é uma bela jovem rica e rebelde em férias na Itália do começo do século, na companhia da governanta (Maggie Smith). Nestas idílicas férias, a garota acaba se apaixonando por George (Julian Sands), um homem educado, gentil e sonhador, porém pobre. De volta à Inglaterra, as diferenças sociais se acentuam e ela aceita se casar com um conservador. Vencedor de três Oscars (Roteiro Adaptado, Direção de Arte e Figurino). Inglaterra, 1985. Colorido, 117 min.

7 de Junho, 16h
CORAÇÃO, de Kon Ichikawa, 1955
Baseado no romance “Coração”, de Natsume Soseki, 1914

Nobuchi é um homem de atitudes estranhas, não trabalha, não quer ter filhos, é pouco sociável e mantém uma relação fria com a esposa. Suas perspectivas mudam um pouco quando faz um novo amigo, um jovem estudante universitário que se interessa muito em compreender o motivo da sua melancolia, que é um mistério até mesmo para a esposa. Japão, 1955. Preto e Branco, 120 min.

5 de Julho, 16h
POLICARPO QUARESMA, HERÓI DO BRASIL, de Paulo Thiago, 1998
Baseado no romance “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, 1915

Policarpo Quaresma é um sonhador, um visionário que ama seu país e deseja vê-lo tão grandioso, segundo crê, pode chegar a ser. Para isso, está disposto a tudo, até sacrificar a própria vida. Ingênuo, eloqüente, defensor da ciência e da ética, patriota indignado, generoso com os humildes e fiel a seus amigos, Policarpo batalha incansavelmente por suas próprias idéias. Brasil, 1998. Colorido, 123 min.

2 de Agosto, 16h
A ÉPOCA DA INOCÊNCIA, de Martin Scorsese, 1993
Baseado no romance “A Era da Inocência”, de Edith Wharton, 1921

Nova York do final do século 19. Newland Larcher (Daniel-Day Lewis) se apaixona pela bela Ellen (Michelle Pfeiffer). Recém-chegada da Europa e prima de May (Winona Ryder), a futura esposa de Larcher, Ellen, choca a sociedade local com seu comportamento liberal. Vencedor do Oscar de Melhor Figurino. EUA, 1993. Colorido, 130 min.

6 de Setembro, 16h
O GRANDE GATSBY, de Baz Luhrmann, 2013
Baseado no romance “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald, 1925

O aspirante a escritor Nick Carraway (Tobey Maguire) deixa o Centro-Oeste americano e chega a Nova York, na primavera de 1922, em uma era de afrouxamento moral, jazz resplandecente e rios de contrabando. Perseguindo o próprio sonho americano, Nick vira vizinho de um misterioso e festeiro milionário, Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio), quando vai viver do outro lado da baía com a prima Daisy Buchanan (Carey Mulligan) e seu marido mulherengo de sangue azul Tom (Joey Edgerton). É assim que Nick é atraído para o mundo cativante dos milionários, suas ilusões, amores e fraudes. Ao testemunhar fatos de dentro e fora do mundo que ele habita, Nick escreve um conto de amor impossível, sonhos incorruptíveis e tragédias que espelham conflitos em tempos modernos. Indicado aos Oscars de Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte. EUA, 2013. Colorido, 142 min.

4 de Outubro, 16h
A ÚLTIMA FESTA, de Marleen Gorris, 1997
Baseado no romance “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf, 1925

“A Última Festa” conta a história da Sra. Dalloway (Vanessa Redgrave), uma mulher influente de Londres, em 1923 (cinco anos depois do fim da Primeira Guerra Mundial), que está preparando uma elegante festa em sua casa. Entre os convidados chega repentinamente um ex-combatente (Rupert Graves), um homem que, trinta anos antes, foi rejeitado por ela depois de terem vivido um romance. Muitas lembranças vão surgir e as histórias de ambos marcarão profundamente os corações desses personagens. Reino Unido, 1997. Colorido, 97 min.

1 de Novembro, 16h
DE OLHOS BEM FECHADOS, de Stanley Kubrick, 1999
Baseado no romance “Breve Romance de Sonho”, de Arthur Schnitzler, 1926

William (Tom Cruise) e Alice Harford (Nicole Kidman) formam um casal bem-sucedido e sofisticado. Após uma festa, na qual ambos flertaram com outros, eles começam a conversar sobre as vezes em que ficaram tentados a ter um caso extraconjugal. O que Alice conta deixa William perturbado pelo ciúme e ele parte em busca de novas experiências sexuais. Último trabalho do diretor Stanley Kubrick, que faleceu poucos dias após terminar o filme. Vencedor do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza 1999. EUA/Inglaterra, 1999. Colorido, 160 min.

6 de Dezembro, 16h
O TEMPO REDESCOBERTO, de Raoul Ruiz, 1999
Baseado no romance “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, 1927

Um projeto ambicioso de Raoul Ruiz, diretor chileno radicado em Paris. Aqui ele adapta para o cinema o sétimo (e menos narrativo) volume de Em Busca do Tempo Perdido, a obra-prima de Marcel Proust. O filme começa com Marcel (Marcello Mazzarella) na sua cama de morte no pequeno apartamento parisiense e buscando material para acabar seu sétimo volume. Através de fotografias antigas vão surgindo as memórias do homem e aparecendo personagens que passaram por sua vida, como a escandalosa Odette (Catherine Deneuve)e sua filha Gilberte (Emanuelle Béart), que casou com o melhor amigo de Marcel, o bissexual Loup (Pascal Gregory). Indicado à Palma de Ouro em Cannes. França/Itália, 1999. Colorido, 158 min.

Local:
MIS Campinas
Palácio dos Azulejos,
rua Regente Feijó, 859, centro
Gratuito