Seminário sobre violações à moradiaO Nepac-Unicamp (Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva da Unicamp) promove no dia 12 de novembro um seminário sobre violações ao direito à moradia em Campinas.

O seminário, intitulado, “Despejos e violações do direito à moradia: realidades e alternativas” é também uma denúncia contra o despejo de pessoas que moram na ocupação Joana D´Arc, no bairro Cidade Jardim, em Campinas.

Segundo os organizadores, a situação das famílias da Ocupação Joana D’Arc não é isolada e integra uma série de ameaças de despejos forçados que estão ocorrendo em várias regiões da cidade. A fila de espera por moradia em Campinas possui mais de 50 mil famílias cadastradas. Em pesquisas realizadas, identificam-se pessoas que estão há 18 anos na fila da COHAB.

As respostas às demandas da população de baixa renda que necessita de habitação têm se constituído, ao longo dos anos, em uma política sistemática de remoções forçadas e violação de direitos.

O seminário contará com lideranças das áreas de ocupação e moradia precária da cidade e espera também contar com a participação de representantes do poder público local. Serão também ouvidos relatos de moradores de ocupações que estão ameaçados de despejo na cidade.

Do encontro sairá um documento que, além de demandar a suspensão imediata do pedido de reintegração de posse da ocupação Joana D’Arc (marcado para o dia 22/11), estimule a busca de alternativas habitacionais para população de baixa renda em Campinas.

O Nepac-Unicamp é um núcleo de pesquisa que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade Estadual de Campinas.

O núcleo também promove um manifesto contra os despejos forçados, em defesa da Ocupação Joana D’Arc e por uma política de habitação popular em Campinas. O Manifesto atualizado pode ser consultado no endereço do Facebook.

Seminário acontecerá no dia 12 de novembro de 2013, às 14h, no Auditório II do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.