No próximo domingo, 10 de novembro, às 18h30, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) fará um concerto especial na Estação Cultura com a interpretação de “A Sagração da Primavera”, composta Igor Stravinsky e coreografada por Vaslav Nijinsky, sob regência de Victor Hugo Toro.

02346925d8b4452c1b78485f71dd0810
A montagem da peça é de grande importância artística pela complexidade e pelo caráter inclusivo e social

O concerto, que comemora o centenário da obra de Stravinsky, contará com a participação de um corpo de baile com 70 adolescentes, entre 12 e 17 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Emílio Miotti” e da ONG “Projeto Prodança Criança Escola”, coordenado pelo grupo de dança profissional Seis + 1 Cia de Dança, com direção da coreógrafa Daniela Gatti, diretora do Grupo Seis +1.

A montagem da obra, que raramente acontece acompanhada de dança, é inédita em Campinas e faz parte de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura. A obra será executada na íntegra e baseada em uma versão apresentada em Berlim, na Alemanha em 2004, na qual a Orquestra Filarmônica de Berlim, regida pelo maestro Simon Rattle, juntamente com o coreógrafo Royston Maldoon, contou com a participação de 300 crianças e adolescentes para compor o corpo de dançarinos.

A composição de Stravinsky se destaca por ter revolucionado as principais características da música de então, ou seja, o arcabouço do ritmo, a estrutura orquestral, o timbre, a forma, os aspectos harmônicos, a maneira como se utilizavam as dissonâncias, entre outros detalhes. De toda forma, a ‘Sagração’ acentua importantes questões atuais, como o sacrifício pelo coletivo – a partir da menina que é ofertada à divindade da Primavera em troca de uma colheita proveitosa para o seu povo – e a organização da sociedade.

A apresentação será ao ar livre com entrada gratuita. (Da Rede Carta Campinas)