hArquivo.ashxNeste domingo, logo mais às 19h, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo apresenta no Sesi Amoreiras um novo concerto da série “Pra Ver a Banda Tocar!”.

Sob a regência do maestro Marcos Sadao Shirakawa a Banda vai executar peças de expoentes da música clássica, como Festive Overture – opus 96, de Dimitri Shostakovich (1906-1975), a Suíte Klezmer para contrabaixo solo, de Alexandre Travassos (1970), a Suíte do Balé Romeo e Julieta, de Serguei Prokofiev (1891-1953), e a Suíte Quebra Nozes, de Peter I. Tchaikovisky (1840-1893).

Os concertos incluem um momento interativo com a plateia, denominado Canja Sinfônica, quando algum músico-espectador sobe ao palco com o seu instrumento de sopro e excuta uma canção com os 82 profissionais da formação. A entrada é gratuita. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)

Sobre a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Criada em 1989, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é uma orquestra formada por instrumentos de sopro, percussão, contrabaixos e piano que, juntos, somam 82 instrumentistas. Sua programação é eclética e inovadora, mescla tendências estéticas e linguagens distintas que tem rendido críticas como “a programação mais criativa no mundo da música clássica” ou “a principal usina de criação em nosso país”.

O respeito por seu repertório e ousadia estética levam seus ecos a correr mundo e em 1997 é convidada para participar da Conferência da Associação Mundial para Conjuntos e Bandas Sinfônicas na Aústria- WASBE.

Atualmente continua desenvolvendo suas principais vocações : criação de repertório e divulgação da música original para orquestra de sopros, sob a regência titular do Maestro Marcos Sadao Shirakawa.
Sobre o Regente
Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, Marcos Sadao Shirakawa estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista. Atuou como 1º trombone da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e foi integrante da Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica de Santo André. Participou dos Festivais de Música em Campos do Jordão, Tatuí e Prados, Encontro Latino-Americano de Orquestras Jovens da Argentina e da Conferência Mundial de Bandas Sinfônicas na Áustria.

Teve orientação de regência com o Maestro Carlos Moreno. Em 2005, atuou como regente convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Foi regente assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo no período de 2000 a 2008.
Atualmente é titular da Banda Sinfônica de Cubatão e assistente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e da Orquestra Sinfônica de Santo André, além de docente de trombone e música de câmara na Emesp Tom Jobim e diretor do programa Banda Escola de Cubatão.