A presença do juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, na abertura do Congresso Nacional de Procuradores, em Curitiba, fez com 72 procuradores protestassem ou abandonassem o evento nesta terça-feira, 21 de novembro. Sérgio Moro também foi vaiado pelos presentes.

Segundo informação do ParanáPortal, os procuradores municipais assinaram uma nota endereçada ao presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), Carlos Mourão, para manifestar a insatisfação do grupo.

Uma das procuradoras, Fortaleza Rosaura Brito Bastos, afirmou que Moro exerce uma magistratura acusatória, que desrespeita os advogados e a defesa dos réus. “A ele, ao juiz da causa, que deveria ser imparcial, só servem as provas que venham a contribuir com a tese dele, que é acusatória. Um juiz não pode ser acusador”, afirmou.

“Quando ele age dessa forma, ele desrespeita o trabalho dos advogados. Não existe hierarquia, não existe uma superioridade. Não se admite que um juiz mande um advogado calar e boca e mande ele fazer concurso para juiz. Nós não queremos ser juízes, nós queremos ser advogados”, afirmou.(Veja reportagem)

Guilherme Rodrigues, ex-presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), que organiza o Congresso afirmou que  “nem toda a classe está idiotizada. Nem todo mundo entrou nessa barca furada, nesse jogo midiático. É bom que isso fique registrado. Lá na frente, os colegas que estão nos recriminando, nos condenando, vão nos agradecer”. (Brasil de Fato)