E se um dia o Rio Tietê começasse a falar? O que ele diria? É a partir dessa perspectiva inusitada que o espetáculo “Rio que Passa Lá” trabalha a imaginação e a consciência ambiental. O espetáculo será apresentado no próximo dia 27 de agosto, às 16h, na Mostra O Teatro para a Sua Criança que acontece mensalmente no CIS Guanabara em Campinas.

“Rio que passa lá” tem o rio Tietê como o personagem principal. Conta a sua trajetória pelo estado de São Paulo, através de várias lendas que remontam a época das monções, festas, tradições, danças típicas, músicas e elementos do folclore de várias cidades que são banhadas por ele. Para tal, os atores personificam o rio, que passa a ser um viajante que em cada lugar por onde anda é visto de uma forma. Em um ponto ele é jovial, cheio de vida e alegria, em outro ele é visto como um louco, um andarilho e está quase morto.

E para dar alegria a este conto, a apresentação é cheio de festas, tradições, danças típicas, músicas e elementos do folclore de várias cidades que são banhadas pelo rio Tietê, como o “samba-lenço”, a “catira”, o “cururu”, o “encontro de batelões” e a música indígena. A trilha do espetáculo foi composta a partir dos ritmos tradicionais do estado de São Paulo, sobretudo a “moda de viola” e o “samba-lenço”, sem deixar de prestigiar ritmos universais como o reggae, ou brasileiríssimos como o frevo e o choro.

Esta apresentação do “Rio que Passa Lá” é encenada pelo grupo Último Tipo e a Mostra O Teatro para a Sua Criança é produzida pelo Coletivo Joaquina e conta com a parceria do CIS Guanabara. A Mostra surgiu com o intuito de colaborar com a formação de plateia local, com foco na infância e juventude, com explica Herica Veryano, diretora e atriz do Coletivo Joaquina. “A Mostra acontece sempre em um sábado e um domingo de cada mês e busca incentivar a diversão e harmonia em família, aumentando o acesso da população ao teatro”, enfatiza Veryano.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha técnica
Texto: Velu Carvalho
Direção: Déo Piti
Direção de Atores: Newton Murce
Preparação Corporal: Renata Oliveira
Figurinos: Déo Piti
Cenário: Último Tipo
Iluminação: André Salvador
Música: Déo Piti e Jara Carvalho
Gravações: Estúdio PH Mix (Théo e Anselmo Carvalho)

“Rio que Passa Lá”
Data: 27 de agosto
Horário: 16h00
Local: CIS Guanabara
Endereço: R. Mário Siqueira, 829 – Botafogo, Campinas
Entrada gratuita