Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste domingo, 25, sobre a preferência dos partidos políticos pelos brasileiros mostra que o PT (Partido dos Trabalhadores) voltou a ser líder isolado com 18%.

Apesar do golpe parlamentar e do intenso ataque midiático desde as últimas eleições, o partido havia caído um pouco na preferência, mas tem crescido novamente nos últimos meses. 18% é o maior percentual de popularidade desde a segunda posse de Dilma, em 2015.

A pesquisa do Datafolha mostra também que o PSDB e o PMDB, que patrocinaram o golpe que levou uma quadrilha ao poder, aparecem empatados em segundo lugar, com apenas 5% de preferência da população, bem próximos da margem de erro da pesquisa, que é de 2%.

Apesar de ser pequeno e ter apenas 5 deputados, o PSOL é um dos poucos partidos a pontuar. Com 1% da preferência, ele está ao lado de PV e PDT. Os outros partidos não são lembrados pelos brasileiros.

Neste final de semana, uma revista semanal vazou uma possível sentença do juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, em que condenaria o ex-presidente Lula a 22 anos de prisão.