Conhecida por sua pesquisa e militância, a Companhia Estudo de Cena participa de dois eventos nos próximos dias que têm como tema principal a reflexão sobre Arte e Política. No dia 08 de junho, em um evento na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, o grupo apresenta a peça A farsa da justiça e exibe dois episódios da websérie A Farsa: ensaio sobre a verdade, que narra a trajetória do grupo em sua pesquisa sobre o Massacre de Eldorado dos Carajás. Neste mesmo dia, o grupo promove uma mesa de debates com o tema: “A intervenção artística dentro da perspectiva da transformação social”. A roda de conversa contará com a participação de Diogo Noventa (diretor da Estudo de Cena), Luciana Mitkiewicz (pesquisadora e atriz fundadora da Cia Bonecas Quebradas), Grazieli Rodrigues (MTR) e Joel Lombardi, da Fábrica Ocupada Flaskô.

No dia 10 de junho (sábado) é a vez do grupo participar da comemoração histórica dos 14 anos da Fábrica Ocupada Flaskô, que recentemente passou 60 dias sem energia elétrica e após muitas dificuldades, conseguiu que a mesma fosse religada.

Há 14 anos quando se anunciava a falência e demissão dos funcionários, os tralhadores ocuparam a Fábrica Flaskô e passaram a administrá-la. Uma história de luta, conquistas sociais e muita resistência que sempre contou com a arte como instrumento nesse combate. Isso se traduz nas diversas atividades culturais como a Mostra de Arte que acontece anualmente, cine-clube, rodas de samba, pista de skate, entre outras. A Companhia Estudo de Cena, que já realizou diversas apresentações na Fábrica Flaskô, participa desta grande comemoração apresentando a peça “A Farsa da Justiça” e dois episódios da websérie “A Farsa: Ensaio sobre a Verdade”.

Além das apresentações da Estudo de Cena, o evento na Flaskô contará com uma mesa de debates com o tema: “Os 100 anos da Revolução Russa, o significado do controle operário e a luta socialista: ensinamentos, perspectivas e sua relação com os 14 anos da luta da Fábrica Ocupada Flaskô”. Os convidados para o debate serão: Serge Goulart, Secretário-Geral da Esquerda Marxista, representante do Movimento das Fábricas Ocupadas do Brasil; Jair Pinheiro, Professor de Ciência Política da UNESP (Marília); Gustavo Seferian, Doutorando em Direito pela USP, professor na Universidade Federal de Lavras, um dos organizadores do livro “Revolução Russa, Estado e Direito”, que será lançado em breve, em projeto da coleção Direito e Lutas Sociais, em parceria com a editora Dobra Editoria. Será uma oportunidade de conectar tais perspectivas, discutir a conjuntura e se somar aos esforços de impulsionar a organização da classe trabalhadora no próximo período.

No ano de 2005, a peça A farsa da justiça burguesa foi criada pela Brigada Nacional de Teatro do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) sob a coordenação de Augusto Boal, para ser apresentada na Marcha Nacional pela Reforma Agrária de 2005. Foi criado o teatro procissão onde quatro peças foram apresentadas. A quarta e última peça era A farsa da justiça burguesa. O teatro procissão ocorreu durante a Marcha Nacional pela Reforma Agrária em Brasília. A apresentação da “Farsa,” realizada por bonecos gigantes e coro, ocorreu em meio a forte repressão policial, que tentou dispersar as pessoas com uso da Cavalaria, helicópteros e a Tropa de Choque.

A montagem narra o julgamento fictício de um sobrevivente real do Massacre de Eldorado dos Carajás, Inácio Pereira, que se fingiu de morto para salvar a vida. No momento da apresentação de 2005 a Polícia Militar agiu de forma violenta, inviabilizando que a peça fosse apresentada de forma adequada. Depois da Marcha a peça não foi retomada pelo MST, devido à sua grande estrutura. Então, em 2012, a Estudo de Cena retomou e adaptou a peça rebatizando-a de A farsa da justiça, para ser apresentada nas ruas e espaços de reflexão crítica. O grupo montou o espetáculo de rua A farsa da justiça (adaptação do texto criado pela Brigada Nacional de Teatro do MST, com coordenação dramatúrgica de Sérgio de Carvalho). E agora, em 2017, além da temporada de apresentações da peça, está produzindo e lançando a websérie que fala sobre o Massacre de Eldorado dos Carajás e a trajetória do grupo com o tema, propondo uma reflexão audiovisual sobre a relação entre arte e política.

A websérie A farsa: ensaio sobre a verdade é a continuidade da pesquisa da Estudo de Cena que une experimento de linguagem com o tema da memória e violência social no Brasil. A série é composta de 21 episódios de aproximadamente 08’ cada, que está sendo lançada em ações públicas, acompanhados de apresentação teatral, e na internet via canal do Youtube e Facebook da Companhia Estudo de Cena. O lançamento dos episódios acontece em 09 cidades do estado de São Paulo.

O fato que ficou mundialmente conhecido como O Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorreu em 1996 na estrada PA-150, no sul do estado do Pará. No dia 17 de abril daquele ano um grupo de trabalhadores sem terra interditou a estrada em ato pela reforma agrária. A polícia militar agiu com extrema violência, matando oficialmente 19 trabalhadores e deixando 71 feridos. Entre os feridos estava Inácio Pereira, que se fez de morto, foi jogado no caminhão dos corpos e se revelou vivo apenas quando chegou ao Hospital de Eldorado dos Carajás. Posteriormente 02 feridos faleceram, totalizando 21 mortos. O dia 17 de abril se tornou a data mundial da luta pela terra. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha técnica

Direção e adaptação dramatúrgica: Diogo Noventa
Atrizes/Atores: Anderson Oliveira, Cau Peracio, Irací Tomiato, Juliana Liegel, Marilza Batista, Roberto Kroupa
Direção musical: Irací Tomiatto, Roberto Kroupa
Produção: Diogo Noventa, Juliana Liegel

ESTUDO DE CENA NA UNICAMP – Dia 08 de Junho – a partir de 16h, no Marco Zero – Praça Ciclo Básico – UNICAMP – Cidade Universitária Zeferino Vaz – Barão Geraldo, Campinas – SP, 13083-970.
No caso de chuva o evento acontecerá na Sala 4 – no Pavilhão de Artes Cênicas da Unicamp

Sinopse da peça – A Farsa da Justiça – Nessa comédia trágica um tribunal é montado. Na seção um sobrevivente do Massacre de Eldorado dos Carajás, que se fingiu de morto para garantir a vida, é julgado e condenado por negar o justo heroísmo. Duração: 45 minutos.

Exibição – 2 episódios da Web série – A Farsa: ensaio sobre a verdade

Evento – 14 anos de Fábrica Ocupada Flaskô!
Endereço: Rua Marcos Dutra Pereira, n° 300, Pq. Bandeirantes, Sumaré/SP

PROGRAMAÇÃO DO DIA

Debate das 14h às 17h, na sede da fábrica, em Sumaré/SP. Estão confirmados para a mesa de debates:
– Serge Goulart, Secretário-Geral da Esquerda Marxista, representante do Movimento das Fábricas Ocupadas do Brasil;
– Jair Pinheiro, Professor de Ciência Política da UNESP (Marília);
– Gustavo Seferian, Doutorando em Direito pela USP, professor na Universidade Federal de Lavras, um dos organizadores do livro “Revolução Russa, Estado e Direito”, que será lançado em breve, em projeto da coleção Direito e Lutas Sociais, em parceria com a editora Dobra Editoria.
Será uma oportunidade de conectar tais perspectivas, discutir a conjuntura e se somar aos esforços de impulsionar a organização da classe trabalhadora no próximo período.

Às 17h apresentação do espetáculo teatral “A FARSA DA JUSTIÇA” com a Companhia Estudo de Cena
Às 17h45 exibição de dois episódios da websérie “A FARSA: ENSAIO SOBRE A VERDADE” com a Companhia Estudo de Cena
Às 18h grande bingo solidário, para arrecadação de fundos para a luta da Flaskô!

Entrada Gratuita nos dois eventos