No próximo dia 11, sábado, o Café Tablao recebe a bailaora Yara Castro, brasileira radicada há mais de 15 anos na Espanha. À tarde, ela ministra cursos para praticantes com pelo menos 6 meses de experiência na dança e à noite, faz uma participação especial no projeto ‘Casa Flamenca’. Com shows intimistas e ingressos limitados a 50 lugares, seguindo os modelos dos tradicionais tablados da Espanha, o ‘Casa Flamenca’ tem trazido apresentações diversificadas ao espaço do Café Tablao, como forma de popularizar a autêntica cultura espanhola para o público em geral e reforçar a cena cultural campineira.

Yara Castro é filha de Laurita Castro, uma das pioneiras do flamenco no país, e com quem iniciou os estudos flamencos em 1986, aos 35 anos. Antes disso, porém, formou-se em ballet clássico, contemporâneo e jazz. Radicada na Espanha, Yara ministra aulas regulares no Centro del Ocio “El Horno”, em Madrid, e realiza workshops, também regularmente, em Londres.

Considerada madrinha do Café Tablao, além de lecionar para estudantes e profissionais da área, Yara faz apresentações esporádicas quando está no Brasil, onde mantém um espaço próprio em São Paulo. “Ela sempre foi muito presente na história do Tablao, principalmente durante o primeiro ano de funcionamento e é sempre uma festa tê-la em nosso espaço”, destaca Karina Maganha, diretora artística do espaço.

A apresentação do dia 11 de fevereiro marca a despedida da bailaora Marina Merheb, que vai passar uma temporada em Portugal. Iniciante no ballet clássico aos 11 anos, Marina se profissionalizou no Café Tablao, onde começou os estudos de baile flamenco aos 16 anos, com profissionais de renome nacional e internacional. Integrante da Cia profissional da casa desde 2007, atuou como professora, bailarina, coreógrafa e solista.

Além da participação especial de Yara Castro, o show reúne os músicos Breno Lopes e Denis Sartorato, na guitarra flamenca, dividindo a cena com a cantaora Helena de los Andes.

Como as vagas são limitadas, os ingressos para o Casa Flamenca já estão à venda na secretaria da escola, que funciona de 2ª a 5ª, das 17h às 21h, e aos sábados das 09h às 12h.

Para quem deseja aprender o flamenco, as aulas no Café Tablao seguem uma agenda bastante diversificada. As turmas iniciantes reúnem-se às segundas, quartas e sextas, das 19h às 20h, e aos sábados, das 09h às 10h30. Crianças também tem vez no flamenco com aulas aos sábados, das 10h30 às 11h30. Para pessoas mais velhas, ou com restrições físicas, os encontros são às segundas, das 20h às 21h15. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Casa Flamenca
Show com Marina Merheb e participação de Yara Castro
Data e Hora: Sábado, 11 de fevereiro de 2017, às 20h
Local: Espaço Cultural Café Tablao – Av. Jesuíno Marcondes Machado, 1063, Campinas-SP
Ingressos: R$50,00 (lugares limitados)
Inscrições e Informações: (19) 99335.0838 | contato@cafetablao.com.br

Curso ‘Por Bulerias’, com Yara Castro
Data: Sábado, 11 de fevereiro de 2017
Local: Espaço Cultural Café Tablao – Av. Jesuíno Marcondes Machado, 1063, Campinas-SP
Apenas 15 vagas por nível (mínimo de 6 meses de experiência)
Inscrições: R$60,00
Informações: (19) 99335.0838 | contato@cafetablao.com.br