foto curso cinemaA Q Galeria, localizada no bairro do Cambuí, em Campinas, oferece no mês de julho o curso “A Imagem em Movimento e o Movimento na Imagem” concebido para introduzir os participantes às reciprocidades do Cinema e da História da Arte. Serão quatro encontros ministrados por Pedro Ivo Carvalho.

O curso introduzirá  a cultura visual através da representação do movimento, em um percurso que partirá dos primórdios da imagem estática (pintura, escultura, gravura, fotografia) passará pela relativa superação desses suportes inertes, até alcançar a representação do movimento por excelência: o cinema.

Partindo da investigação do próprio movimento e do fascínio que sempre exerceu sobre o homem, Pedro traça um caminho estético e conceitual desde as primeiras representações do movimento, da pré-história e antiguidade clássica, até o desenvolvimento de um ritmo visual na pintura, o nascimento do cinema e da tradição impressionista, as primeiras experiências dos Irmãos Lumière, o desenvolvimento das vanguardas, até terminar com uma instigante constatação: “Cinema: um problema do século XIX resolvido no XX”.

Todo o curso é permeado por análise de obras de Rubens, Pollock, Paul Klee, Pussin, Lygia Clark, Monet, Umberto Boccioni, Giacomo Balla, Picasso e Van Gogh entre outros, com exibição de trechos de filmes, como Um homem com uma câmera (1929), de Dziga Vertov, entre outros.

Pedro Ivo Carvalho é midiálogo formado pela UNICAMP e mestrando em História da Arte pela mesma universidade. Atua como montador, diretor e fotógrafo de cinema. Lança esse mês “Lugares de medo e ódio”, documentário de Alexandre Nakahara no qual assina a direção de fotografia. (Carta Campinas com informações de divulgação)

A Imagem em Movimento e o Movimento na Imagem
curso em 4 aulas com Pedro Ivo Carvalho

07, 14, 21 e 28 de julho
das 19h00 às 20h30
R$ 260,00
inscrições online pelo site www.qgaleria.com.br

Q Galeria
Rua Américo Brasiliense 163, Cambuí, Campinas
Tel. 19 32512288
[email protected]
qgaleria.com.br