0029 (640x640)Poderá ser vista até o próximo dia 6 de maio na Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” a exposição “Ilustrações de histórias escritas e contadas” que reúne trabalhos da artista Marysia Raposo.

A Mostra tem como objetivo expor o processo da ilustração a partir de histórias escritas e contadas. Entre os livros cujas histórias aparecem ilustradas na exposição estão: Dragãozinho, Beto Minhoca e Uma Casa pra Morar.

Marysia é natural do Rio de Janeiro e reside em Campinas há 39 anos. É formada em Pedagogia pela PUCC e Pós graduada em Literatura Infantil. É também Diretora Educacional aposentada pela Prefeitura Municipal de Campinas.

Atualmente, dedica-se à criação literária e à ilustração destas obras. Seus livros fazem parte do universo Infanto-Juvenil e Contos para jovens e adultos. Tem participado de várias Exposições de Artes Plásticas na RMC e Estado de São Paulo, com participação na Bienal de Gravura de Santo André e no MUBE São Paulo. Sua produção passa pelo desenho, colagens e pintura, transitando entre lúdico e o abstrato.

“O que há em cada cotidiano além das ações e repetições? Há a singularidade. E aí, junto ao fio que forma os dias em sua rotina, há a cor e sentido que lhe atribuímos, construímos com os fios da memória, afetos, compreensões… a (re)significar o correr dos dias.
A produção de Marysia Raposo trama vários destes fios, seja na produção escrita, seja na produção visual e no diálogo de ambas ao ilustrar as próprias palavras. Contadora de histórias que conta as próprias, elegendo personagens que se são para olhos infantis, para todos são metáforas do exercício de humanizar-se no permanente contato/conflito/convívio/busca de entendimento. E por ser “dona” das palavras que tecem o texto, pode trazer as cores, colagens, linhas a compor paisagens para os personagens/símbolos de quantos cotidianos?
A diversidade de recursos que se apropria, materializa reflexões que se oferecem ao leitores, aos apreciadores que podem encontrar chaves e metáforas para o próprio cotidiano… ” (Eni Ilis)

Exposição Ilustrações de histórias escritas e contadas na Biblioteca Zink
Período: 08 de abril a 06 de Maio
Seg a Sex: 9h às 17h
Onde: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” Av. Benjamin Constant, 1633 Centro Campinas-SP
Entrada Gratuita