Por Camila Amaral

21033744929_a9cf2bc3c9_z

Brasília, uma “cidade fictícia”, mas onde tudo o que por lá acontece é bem real …

– Telebrasília, você acompanha essa novela?

Pessoas bem arrumadas, sabe se lá, qual o conceito de “bem arrumadas” transitam pela área nobre da capital do Brasil. Ou melhor, seriam personagens centrais, clicadas a todo momento, mostrando aquele ar de superioridade, “sorrisos por todos os lados”, bolsos sempre cheios, um tal de “eu sei o que fazer”, “estou no poder”, apenas muitas entradas e saídas nos ministérios e no congresso, além de altos consumos e luxúrias.

Mas basta mudar, um pouco o foco da câmera, e nem precisa de zoom, para visualizar pessoas quase que “imperceptíveis”, tipo aqueles figurantes, que entram “mudos e saem calados”, pois ninguém os notam, pedindo e quase que implorando um trocado para seu sustento em frente ao metrô, ou vagando sem rumo nas proximidades da rodoviária, sempre “a margem” dos personagens centrais, sem um “flash” se quer.

Bom, isto é apenas uma cena, de vários capítulos que acontece sempre no mesmo horário e no mesmo canal, revelando os frutos desta sociedade, ou diria deste “elenco” que reina neste ambiente, ou melhor, neste cenário.

– Quanta disparidade… corta!!! Quando que esses figurantes vão roubar a cena? Será que isso está nos “scripts” da novela? Você consegue mudar esse final?

– Ok, entendi! Você é apenas um telespectador do Telebrasília…