Egas Francisco 6 (créd. Juliana Hilal)Na próxima terça-feira, dia 22, das 18h30 às 21h30, no Espaço Arena do Sesc Campinas, o projeto ‘Pintura e Movimento’ realiza a terceira e última performance com ‘Egas Francisco’, ‘Guga Costa’ e ‘Hellen Audrey’.

Nesta sessão, o pintor deve produzir quatro aquarelas de diferentes tamanhos, demonstrando seu processo criativo ao público, trazendo a possibilidade de relação mais intimista com o universo criativo de suas obras, influenciado pela imersão vocal e gestual do músico ‘Guga Costa’ e da bailarina ‘Hellen Audrey’.

Durante apresentação, as imagens captadas ao vivo serão mescladas a momentos captados das duas performances anteriores do projeto. O vídeo será projetado em grande escala como pano de fundo, transmitindo as imagens feitas pelo documentarista campineiro ‘Miltons Jesus’, na gravação do filme ‘Egas Francisco: do caráter ao traço, do traço à mancha’, também produzido pela documentarista Denise Monson. O projeto do documentário está em curso e conta com imagens captadas durante as três sessões da performance, além de imagens exclusivas e entrevistas feitas com Egas Francisco em seu ateliê.

De acordo com os artistas campineiros, o mote para o encontro desta terça, do improviso da pintura, experimentação vocal e sonora, será a relação tempo-espaço, dentro do universo da criação artística de Egas Francisco, em contraste com o tempo do movimento da bailarina, do som e do vídeo projetado durante a performance.

O projeto surgiu a partir da intenção do Sesc Campinas em apresentar ao público os processos de artistas que trabalham e produzem na região, explorando as diferentes possibilidade de fruição do público, além de criar uma atmosfera de formação e discussão sobre as artes visuais dentro do cenário artístico local. Daí o encontro com os também artistas campineiros Guga Costa e Hellen Audrey, promovendo na primeira performance o impacto e envolvimento a partir da realização de uma obra ao vivo, na segunda a possibilidade de ampliar a relação a partir da projeção do espetáculo em grande escala e na terceira e última performance do projeto, a expectativa de uma relação mais intimista com o universo criativo desses três importantes nomes da arte campineira.

Durante a primeira e segunda performance, nos dias 26/1 e 23/2, cerca de 600 pessoas tiveram a oportunidade de apreciar e vivenciar o projeto. A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)