pmc
Carmino de Souza e Jonas Donizette –

A Prefeitura de Campinas vai gastar R$ 7,1 milhões com câmeras para vigiar automóveis em Campinas, segundo anúncio do próprio prefeito Jonas Donizette (PSB), mas ao mesmo tempo deixa a população sem centro de saúde em vários bairros da cidade.

O Centro de Saúde do Jardim Itatinga, em Campinas, por exemplo, funciona em uma casa alugada para a unidade há mais de 20 anos, assim não se tem uma unidade própria para execução da atividade de promoção a saúde no bairro.

A casa improvisada para o atendimento da saúde está em situação irregular, salas como a sala odontológica teve que ser fechadas, para não oferecerem riscos ao paciente nem ao trabalhador. O atendimento da mesma está ocorrendo em outra unidade de saúde, fazendo com que moradores das comunidades se desloquem até outros bairros para receberem atendimento.

O atual Centro de Saúde já passou por problemas na justiça em 2010, quando a Prefeitura parou de pagar o aluguel para o proprietário, assim o dono do imóvel entrou com ordem de despejo. A situação foi regularizada, mas mesmo assim as condições de atendimento são precárias.

A construção de um prédio adequado para o atendimento da saúde é uma promessa que os moradores da região esperam se concretizar até os dias de hoje. Há mais de 12 anos existe o terreno e verba para construção e regularização do Centro de Saúde no bairro Jardim Itatinga, mas até hoje as obras não foram iniciadas.

Além dessas, não há centro de saúde nos bairros San Diego, São Bernardo, Parque Oziel e outros. No Jardim Florence, a situação é caótica. (Carta Campinas com informações de divulgação)