3
Moradores em frente ao centro de saúde

Debaixo de chuva, moradores de 12 bairros que eram atendidos no Centro de Saúde do Jardim Florence, fechado desde o dia 28 de julho, se uniram para protestar nesta terça-feira (25/08). As pessoas fecharam a rua, usaram um carro de som para explicar o ato e fizeram um abaixo assinado que será encaminhado ao prefeito Jonas Donizette (PSB).

O Centro de Saúde do Jardim Florence foi inaugurado em 1986. Em 2002 passou por uma reforma de ampliação e depois de 5 anos os problemas na infraestrutura já começaram a aparecer. A coordenadoria da unidade diz que desde então pede providências à administração, mas que situação se agravou mesmo em 2013 com o surgimento de várias rachaduras, houve um deslocamento da estrutura do prédio. De lá para cá, mesmo com os pedidos de que manutenções fossem feitas no local, nenhuma interferência séria e pontual foi realizada.

Na verdade, a prefeitura tentou maquiar a situação colocando vigas de madeira para sustentar o teto e paredes em alguns pontos. Esse foi o estopim, já que pacientes e funcionários ficaram com medo do sério risco que corriam com esse improviso.

15A unidade atendia em média 600 pessoas por dia, contava com uma equipe de 150 funcionários, sendo que cerca de 15, eram médicos. Esses profissionais foram deslocados para outros centros de saúde.

A maioria dos atendimentos está sendo feita no Centro de Saúde do Jardim Rossin, mas as pessoas reclamam que além do custo com o deslocamento (alguns usam 2 ônibus) a infraestrutura do Rossin não está preparada para atender esse fluxo maior de procedimentos. Muita gente ainda não está conseguindo marcar consultas e exames.

O Conselho Municipal de Saúde há tempos vem denunciando a situação. Os moradores prometem fazer muitos atos na região do Jardim Florence até que o prefeito Jonas Donizette e o secretário de saúde, Carmino de Souza, tomem uma atitude sensata.

O morador Alex Andrade disse que a esposa foi hoje levar minha filha pra tomar vacina no posto da Vila Padre Anchieta, mas não consegui. Segundo informações dos funcionários, a geladeira quebrou e todas as vacinas foram perdidas”, afirmou. (Com informações de divulgação)