implicante.org - william waackA venezuelização da TV brasileira está conseguindo anular o PT e o governo Dilma Rousseff.

Durante muito tempo, a internet foi um campo dominado por um ativismo político progressista e que fez com que o PT conquistasse vitórias de certa forma tranquilas, mesmo com a oposição midiática. Assim, temas importantes como bolsa família, Enem e outros conseguiram se consolidar.

Mas o Partido dos Trabalhadores cometeu e continua a cometer um erro crucial, que agora é exposto e enfraquece o governo e o próprio partido.

Esse erro começou a vir à tona no último mandato de Dilma Rousseff, com a mudança no jornalismo da mídia eletrônica e com a entrada de novos atores na internet.

Na televisão, o jornalismo se tornou radical e venezuelizado. Apesar de bastante crítico durante o governo Lula, apenas a revista Veja, da Abril, atuava de forma venezuelizada. Agora é uma pauta incansável na TV. A venezuelização ataca o governo petista com horas de reportagens no horário nobre e um jornalismo panfletário e lobista nos outros horários. Vejam o caso de William Waack no jornal da Globo. Uma rádio em São Paulo ganhou o apelido de Ku kus Pan, tão de extrema direita são os comentaristas.

Essa venezuelização teve resultado e efeito com a mudança que aconteceu na internet. Nos últimos anos, conservadores, reacionários, fascistas e até neonazistas se organizaram, criaram sites, memes etc e hoje já equilibram todo o campo de força progressista.

E esse contraponto na internet parece ter permitido que a TV voltasse a ser protagonista.

Depois de 12 anos de governo petista, o erro crucial de não democratizar a comunicação está exposto.

Abandonados pelos partido e pela mandatária Dilma Rousseff (PT), militantes petistas órfãos vagam pela internet tirando água de um navio que afunda. Enquanto isso, nenhum avanço político e social por parte do governo ou do PT, que se mostra limitado e sem reação.