(imagem angela roma – pxl)

.Por Roberto Ravagnani.

Não existe dia para fazer trabalho voluntário, todos os dias podem ser dias eleitos para isso, basta o bem-intencionado escolhê-lo.

Tem gente que ainda dizem isso, mas hoje não é dia de fazer trabalho voluntário, hoje não é dia de começar a dieta, hoje não é dia de começar os exercícios, hoje não é dia de estudar e por aí vão as desculpas.

Hoje pela manhã ouvi uma pessoa fazendo uma oração e ela disse que as mentiras ou desculpas ditas milhares de vezes se tornam verdades para nosso cérebro e ele se acostuma com estas “verdades”.

Triste ouvir isso, pois tem gente que dá tantas desculpas para não fazer algo em prol de si mesma e/ou do próximo que provavelmente nuca irá conseguir, salvo uma mudança muito radical de conceitos e da palavra.

Estas acima, são algumas das desculpas que já ouvi em tantos anos dirigindo programas de voluntariado, tem ainda as clássicas: não estou me sentindo bem, tenho um batizado, perdi a hora, anotei no dia errado, entre outros que ficaríamos um bom tempo aqui citando, com o risco de esquecer algum.

Mas o importante é lembrarmos que nossa intenção, pensamento, sonho, objetivo, como queria chamar, colocada em ação, se torna realidade. Portanto se tem a vontade de realizar um trabalho voluntário, parta para a ação e não olhe desculpas para começar a fazê-lo.

Acredite muita coisa vai interferir para que não o faça, as coisas que acontecem fora do trabalho voluntário são mais atrativas e muito mais fáceis de se realizar, já o trabalho voluntário, como qualquer outro trabalho, dá trabalho, não se iluda e não sou eu que vou iludir você.

Portanto para realizar o trabalho voluntário é necessário ter foco, decisão e determinação, principalmente no começo, depois fica mais fácil, mas os primeiros dias de trabalho, são pesados, pois entraremos em contato com uma realidade diferente a que estamos acostumados, seremos colocados à prova em nossa paciência e resignação.

Não estou espantando ou atrapalhando seus planos de ser um voluntário, quem já faz trabalho voluntário, sabe que não estou exagerando, estou colocando como acontece as coisas e sem filtros, para que não se assuste ou se julgue enganado.

Mas garanto a você que o resultado do seu trabalho será maravilhoso e o sentimento de fazer algo para melhorar o mundo, de forma pequena, será maravilhoso e único.