Mais um prefeito do PSDB da região é cassado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o recurso especial encaminhado pela prefeita de Sumaré (SP), Cristina Carrara (PSDB), e do vice Luiz Dalben (PPS), que tentava anular a cassação do diploma deles realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Outro prefeito do PSDB, Diego de Nadai, de Americana, foi cassado recentemente.

Prefeita de Sumaré, Cristina Carrara
Prefeita de Sumaré, Cristina Carrara

A prefeita de Sumaré e seu vice haviam sido cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), no ano passado pelo uso indevido de meios de comunicação social (art. 22, Lei Complementar 64/90). A votação na época foi unânime e decretou ainda a cassação do diploma do vereador Antônio Dirceu Dalben (PPS) e a inelegibilidade de todos os representados por 8 anos. Agora no TSE, a decisão da ministra Luciana Lóssio manteve o posicionamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O periódico “Jornal da Cidade” teria sido usado para publicar inúmeras reportagens favoráveis aos então candidatos Cristina Carrara, Luiz e Antônio Dalben e outras reportagens com críticas à administração municipal e ao candidato adversário. O jornal foi criado exclusivamente para as eleições. Foi distribuído gratuitamente por cinco edições com tiragem de 5 mil exemplares cada, durante o período eleitoral e depois descontinuado, afirmou a relatoria no TRE

Cristina Carrara e Luiz Dalben foram eleitos com 53.543 votos, 44,98% dos votos válidos, pela coligação Unidos por Sumaré (PTB/PPS/DEM/PRTB/PTC/PSDB/PSD). Eles se mantinham no cargo graças ao recurso ao TSE. Agora serão afastado por ordem judicial.

A prefeita afirmou que se manterá no cargo e que vai continuar trabalhando normalmente. Em nota, também disse que os advogados aguardam a publicação da decisão para definir as próximas medidas jurídicas a serem tomadas. (Carta Campinas)