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A Agência Brasil (EBC) do governo Lula tem demonstrado o mesmo padrão de jornalismo da mídia corporativa, dando bastante ênfase até às falsas crises criadas pela mídia.

A Agência Brasil embarca nas pautas muitas vezes irrelevantes da grande mídia, dando importância e destaque a assuntos que prejudicam o governo. Foi o caso, por exemplo, da fuga de dois presidiários de Mossoró, que virou o tema principal da mídia e outras pautas que não precisariam de destaque excessivo. A mídia corporativa usava excesso de cobertura nesse tema para desgastar o governo enquanto a agência de notícia do próprio governo acompanhava.

Ou mesmo quando tem importância a pauta, o viés é sempre negativo para o governo Lula. Por exemplo, queando o número de casos de dengue começou a declinar, recentemente, graças às ações atentas do Ministério da Saúde e do fim do verão, o site da Agência Brasil destacava em letras garrafais que o número de mortos era recorde.

Numa notícia sobre o Cerrado, o destaque é sobre o desmatamento histórico, que ocorreu em governos anteriores, mas dentro da matéria há dados novos importantes como, por exemplo, de que o governo Lula ampliou os autos de infração em 69% e as multas em quase 600% só no bioma.

Além disso, a Agência de notícia do governo Lula dá uma matéria declaratória e com destaque positivo para o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-RJ/SP). Nada crítica, a matéria diz no título que “Rodovias licitadas em SP receberão investimentos de R$ 4,3 bilhões”. Olha que maravilha.

Quando você lê a matéria, percebe que esse número de R$ 4,3 bilhões não se sustenta. E mais, que o tal leilão parece de cartas marcadas, sendo que tinha duas concorrentes em que a proposta da que perdeu era quase pró-forma. E se os R$ 4,3 bilhões fossem reais, isso significa que o investimento seria de R$ 20 milhões para cada km de rodovia que já existe, visto que são apenas 203 km que foram privatizados.

O valor não bate. Segundo o próprio governo, os investimentos serão aplicados em duplicação de apenas 90 km , 10 km de faixas de ultrapassagem e 47 km de acostamentos. Também serão construídos 73 km de ciclovias e 27 novas passarelas para passagens de pedestres”, informou, em nota, o governo estadual. Se contar só a duplicação, que é o mais dispendioso, o investimento seria de mais de R$ 40 milhões por mil metros de rodovia.

Além disso, a população de São Paulo terá que entrar com cerca de R$ 180 milhões extras e, com certeza, pagar pedágio. Segundo a Agência do governo Lula, o governador do estado de SP, Tarcísio de Freitas, comemorou a parceria com a iniciativa privada. “É um dia muito feliz pra nós, um dia de vitória”, disse. Sem dúvida. E por que será que a Agência de notícia do governo federal está noticiando uma licitação de um estado da federação?