(foto de vídeo -reprodução)

A França será o primeiro país do mundo a estabelecer para as mulheres o direito ao aborto garantido na Constituição. Nesta semana, o Senado aprovou a resolução após a Câmara dos Deputados aprovar por esmagadora maioria a proposta em janeiro. Até deputados da extrema direita votaram a favor do aborto na França.

Momentos após o Senado ter votado a sua aprovação, o presidente Emmanuel Macron soltou nota dizendo convocaria legisladores a Versalhes na segunda-feira, 4, para oficializar a mudança.

O governo disse na introdução do projeto de lei que a mudança era necessária após a reversão do direito ao aborto nos Estados Unidos , onde em 2022 a Suprema Corte anulou a decisão Roe x Wade de 1973 que garantia o acesso ao procedimento em todo o país.

Nenhum dos principais partidos políticos representados no parlamento francês questionava a moralidade do aborto, que foi descriminalizado em 1975. A maioria dos senadores era a favor da mudança constitucional, embora alguns poucos conservadores tivessem criticado a sua formulação.

Uma pesquisa realizada pela empresa francesa de pesquisas IFOP, em novembro de 2022, revelou que 86% dos franceses apoiavam tornar o aborto um direito constitucional. A mudança constitucional exigirá a aprovação definitiva por uma maioria de três quintos de uma sessão conjunta do parlamento, tradicionalmente realizada no Palácio de Versalhes.

Europa

Mais de 95% das mulheres na Europa vivem em países que permitem algum acesso ao aborto. Cerca de 39 países europeus legalizaram o aborto mediante pedido, embora com algumas restrições. Seis países têm limites rigorosos, embora apenas três (Andorra, Malta e São Marino) não permitam o aborto.

O limite de tempo em França para o aborto eletivo é fixado em 14 semanas – um período de tempo mais curto do que a proposta proibição nacional de 15 semanas que causou tanto alvoroço nos Estados Unidos. No entanto, os cuidados de aborto são reembolsados ​​integralmente pelo sistema de segurança social francês.

A lei francesa permite o aborto medicamentoso nas primeiras nove semanas de gravidez (aumentou das sete durante a pandemia de Covid).

O aborto medicamentoso – provocado pela toma de uma pílula – é responsável por pelo menos 90% dos abortos que ocorrem antes das 13 semanas de gravidez e por pelo menos metade dos abortos em geral na Europa, de acordo com um estudo de 2018 do British Medical Journal. Mais de metade de todos os abortos nos EUA também são realizados através de medicamentos, de acordo com o Instituto Guttmacher para políticas de saúde reprodutiva. (Com informações da France 24)