(foto felipe bezerra – unicamp)

O Consu (Conselho Universitário) da Unicamp aprovou, em sua 184ª reunião realizada nesta terça-feira, 28 de novembro de 2023, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao grupo de rap Racionais MC´s. O título, distinção máxima concedida pela Universidade, é atribuído a pessoas que tenham contribuído de maneira notável para o progresso das ciências, letras ou artes; e para pessoas que tenham beneficiado de forma especial a humanidade ou prestado serviços relevantes à Universidade.

A proposta de concessão do título foi formalizada junto à Reitoria da Universidade após aprovação na Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/Unicamp), realizada em 7 de dezembro de 2022. A proposta é um dos itens da “Carta Antirracista”, elaborada em 2022, após uma acusação de racismo perpetrada contra estudantes, por um docente durante uma aula.

A Carta foi elaborada por estudantes e docentes da disciplina “Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MCs no Pensamento Social Brasileiro”. E propõe também um conjunto de ações antirracistas e inclusivas a serem adotadas pela Universidade, desde a inclusão de produções e referenciais acadêmicos de negros e indígenas e países do sul global nos programas de disciplinas, até receber atores de saberes populares para lecionar nas disciplinas oferecidas na Universidade, entre outros.

PARECER FAVORÁVEL

Assim que a reivindicação foi protocolada, a Reitoria abriu uma comissão especial para analisar e emitir um parecer sobre a concessão do título. A comissão foi composta por Professores Mário Augusto Medeiros da Silva, Omar Ribeiro Thomaz, Ricardo Indig Teperman e pela professora Aparecida Sueli Carneiro Jacoel.

“Como mostra o documento do processo (parecer), em sua ‘exposição de motivos’, os Racionais MC’s, desde suas primeiras participações em duplas (Ice Blue e Mano Brown; Edi Rock e KL Jay) em coletâneas de Hip Hop (como em Consciência Black) ou a partir de seu primeiro álbum, o Raio X do Brasil (1993) assumem papéis de continuidade dessa longa estrada de luta negra (em aliança com outros movimentos negros) e de vocalização de um conjunto de sujeitos anônimos e invisibilizados pela dinâmica do racismo brasileiro”, ressaltou o professor Mário Augusto ao ler o parecer construído pela Comissão.

“Em 2020, a Universidade Estadual de Campinas já havia protagonizado outra situação singular, no âmbito dos grandes exames vestibulares nacionais, ao incluir entre as obras para análise, por meio de sua Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), o livro (2018) do álbum Sobrevivendo no Inferno (1997). Isso indica, assim, a construção paulatina de uma familiaridade entre o grupo Racionais MC’s e a Universidade Estadual de Campinas. Proximidade moldada pelas ações acadêmicas e por movimentos sociais, entremeados por processos de mudanças sociais recentes na universidade, que em 2017 aprovou a política de Cotas da Unicamp para pretos, pardos e indígenas”, destacou o professor, reforçando que a Comissão, de forma unanime, emitiu parecer favorável à concessão do título Doutor Honoris Causa ao Racionais MC’s.

A professora Silvia Gatti, presidenta da ADunicamp, destacou de forma positiva a ousadia da Unicamp em conceder o títiulo e sua importância social. “Este é mais um dia importante para Unicamp. Conceder esse título tem uma amplitude gigantesca, principalmente para os nossos jovens de periferia, que podem enxergar, com a concessão desta honraria, a possibilidade de estarem aqui conosco no futuro. Tudo começa com as Cotas, mas a Universidade tem tido a capacidade de ampliar esse horizonte, sendo mais plural e mais colorida. Se nós pensarmos no passado, esse é um processo de ousadia que nos orgulha. Estamos, nesse exato momento, sendo os responsáveis por esse processo, que nos aproxima muito mais do que é efetivamente a população brasileira. Vejo isso como um ato gigantesco e quero parabenizar a todos por essa ousadia. E que esse seja o primeiro de muitos outros títulos que possam vir, além das concessões clássicas. Temos que ter uma visão mais amplificada em relação a nossa sociedade. Viva a Unicamp!”.

Desde a fundação da Unicamp, 31 personalidades já receberam o título de Doutor Honoris Causa, entre elas, os professores Paulo Freire e Antônio Candido, o poeta Mário Quintana, o economista Celso Furtado e o arquiteto Oscar Niemeyer. Racionais MCs são os primeiros negros a receberem a honraria.

RACIONAIS MC’s

Racionais MCs é um dos mais conhecidos grupos de rap do Brasil, que, com suas letras, tem o objetivo de mostrar a desigualdade social brasileira, abordando diversos temas como crime e injustiças. Em novembro de 2022, seus integrantes fizeram uma aula aberta na Unicamp, que já foi reproduzida mais de 240 mil vezes no YouTube.

Formado por Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira), Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador), Edy Rock (Edivaldo Pereira Alves) e KL Jay (Kleber Geraldo Lelis Simões), o grupo de rap tem em sua discografia oficial os sucessos Holocausto Urbano (1990), Escolha Seu Caminho (1992), Raio-X do Brasil (1993), Sobrevivendo no Inferno (1997) e Nada Como Um Dia Após O Outro (2002). O grupo ainda tem um CD/DVD ao vivo chamada 1000 Trutas, 1000 Tretas, que conta com a participação especial de Jorge Ben Jor. (DA ADunicamp)