(imagem andre deak – ilust – pd)

Da RBA – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta segunda-feira (6) que o governo federal vai notificar a concessionária Enel, responsável por apagão que desde a última sexta (3) deixou sem energia milhões de pessoas na capital paulista e outros municípios do estado. Além de interromper o fornecimento do serviço essencial, a empresa não prestou atendimento aos usuários. Bloqueou canais e se limitou a dizer, pelas redes sociais, que “trabalhava incansavelmente”.

“O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, vai notificar a concessionária de energia elétrica em São Paulo para explicar a interrupção nos serviços essenciais. Outras iniciativas serão anunciadas pelo secretário (Wadih Damous)”, anunciou Dino em suas redes sociais.

Neste quarto dia de apagão, cerca de 500 mil famílias ainda estão sem energia. São 68 horas sem o serviço, com alimentos estragados na geladeira, sem banho quente e em muitos edifícios, sem elevador funcionando. Segundo a Enel, ao todo mais de 2,1 milhões de clientes ficaram sem energia após o vendaval. E o fornecimento foi restabelecido para 76% dos clientes afetados, ou seja, 1,6 milhão de clientes.

A Comissão Parlamentar da Assembleia Legislativa (Alesp) colocou a disposição da população paulista um formulário on-line para reclamações de clientes da Enel. O canal foi aberto em junho, quando começaram os trabalhos da comissão que investiga a empresa privada responsável pela distribuição de energia é alvo de investigações sobre possíveis irregularidades e práticas abusivas. Desde sexta, diversos bairros na capital paulista e região metropolitana ainda estão sem energia elétrica, o que fortalece a necessidade de investigação sobre a atuação da empresa e seu descaso com a população. (Da RBA)

Para reclamar, clique aqui