(foto pcdf – div)

O filho mais novo de Jair Bolsonaro, Renan Bolsonaro, já está sendo investigado pela polícia civil do Distrito Federal. Na manhã de hoje, 24/08, ele sofreu busca e apreensão e está sob investigação por suspeita de envolvimento em estelionato, falsificação de documentos, evasão fiscal e lavagem de dinheiro. Além dele, outras duas pessoas também foram alvo das buscas realizadas na manhã desta quinta. Conforme informações da Polícia Civil, foram executados dois mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em localidades como Brasília e Santa Catarina.

As investigações podem ajudar a Polícia Federal na investigação dos crimes imputados a próprio Jair Bolsonaro. A Polícia Federal já iniciou tratativas para compartilhar informações. Polícia Civil do Distrito Federal efetuou a apreensão do celular, um disco rígido (HD) e anotações de Renan Bolsonaro.

A investigação delineou que o grupo operava por intermédio de um testa de ferro e de entidades fictícias. As autoridades policiais alegam que os suspeitos utilizavam a identidade falsa de Antônio Amâncio Alves Mandarrari para abrir contas bancárias e estabelecer-se como proprietários de entidades jurídicas fictícias. “Os policiais civis ainda descobriram que os investigados forjam relações de faturamento e outros documentos das empresas investigadas, usando dados de contadores sem o consentimento destes, inserindo declarações falsas com o fim de alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante, além de manter movimentações financeiras suspeitas entre si, inclusive com o possível envio de valores para o exterior”, diz a polícia.

A ação policial recebeu o nome de “Nexum,” fazendo referência ao antigo instituto contratual do direito romano, que simbolizava a transferência de dinheiro e a transmissão simbólica de direitos. No total, 35 agentes da Polícia Civil de Brasília e Santa Catarina participaram das operações de busca. (com informações do 247)