(foto Wolfgang Hasselmann -upl)

Do BdF – Uma das áreas de destaque na produção de mel na Bahia enfrentou um impacto significativo com a perda de pelo menos 90 milhões de abelhas em agosto. Apicultores em Ribeira do Pombal e suas adjacências, no semiárido baiano, lamentam a perda de mais de 1,5 mil colmeias.

Resultados preliminares de análises conduzidas pela Cooperativa de Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp) em colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR) indicam que as abelhas foram vítimas de envenenamento por Fipronil, um agrotóxico usado em plantações de milho e, de forma irregular, também em pastagens.

Na região, a apicultura é uma significativa fonte de renda dos trabalhadores, que estão perdendo a produção devido a morte das abelhas. É o que afirma o apicultor Gandhi Dantas, que está na ponta da luta contra o uso desses agrotóxicos. “Eles jogam o veneno para matar as formigas e estão matando tudo, não só as abelhas nem só as formigas. Está afetando as famílias. Tem gente aqui que perdeu tudo, sendo a única fonte de renda, imagina como isso não tá sendo horrível pra essas famílias”, questiona.

Comercializado desde 1994, o Fipronil é utilizado como inseticida, agindo nas células nervosas dos insetos, que morrem de hiperexcitação. Ele está presente em vários produtos antiparasitários usados em animais domésticos, como spray ou coleiras antipulgas, e contra a infestação de residências.

“É ele que tá matando as abelhas, as aves, os anfíbios, matando tudo que acha pela frente e a gente também, que vai na mesma esteira”, alerta Gandhi. Um relatório publicado pela rede ambientalista Friends of the Earth Europe aponta que a cada dois dias, uma pessoa morre por intoxicação de agrotóxicos no Brasil.

A SDR emitiu um comunicado oficial no início de julho afirmando que o incidente era “muito provavelmente resultado do uso indiscriminado e irresponsável de agrotóxicos na região”.

Neste comunicado, a SDR destaca os danos ambientais e à saúde humana, reconhecendo que este não é o primeiro caso de mortalidade em massa de abelhas na Bahia causado pelo Fipronil. A reportagem do Brasil de Fato procurou a Cooperativa de Apicultores de Ribeira do Pombal para falar sobre o caso, mas não obtivemos resposta até a veiculação desta matéria.

Com a recorrência dos casos, Gandhi aponta que os apicultores querem medidas que coíbam o uso do Fipronil na região. “Espero que os órgãos ambientais federais que estão vendo que essas notícias estão correndo tomem alguma atitude. O que nós estamos destruindo é o meio ambiente, a natureza, o solo… todos os insetos que fazem parte do processo da caatinga”, finaliza. (Rodolfo Rodrigo – do BdF)