A Câmara de Vereadores de Campinas rejeitou o pedido de abertura de Comissão Processante contra o vereador Paulo Bufalo (PSOL) por ter ido até a Ocupação Maria Lúcia Petit prestar solidariedade ao movimento das mulheres, que se sentiram ameaçadas por pessoas da extrema direita que estavam na proximidade do imóvel Ocupado. Uma pessoa, que se identificou como proprietário do imóvel, fez ameaças e proferiu ofensas às mulheres que lá estavam, segundo relato.

O vereador, que estava no exercício de sua função parlamentar, dirigiu-se até o local, inclusive em viatura oficial da Câmara Municipal de Campinas, para verificar a situação e garantir alguma segurança às ocupantes do imóvel. O vereador foi ofendido, mas mesmo assim isso motivou o pedido da CP como uma flagrante tentativa de intimidar ações de vereadores em defesa do interesse social.

Na Câmara, o placar de 15 votos contra a instalação da CP contra Paulo Bufalo, 8 favoráveis e 2 abstenções mostra que a extrema direita está encolhendo em Campinas e ficou sem força para impor uma Comissão Processante sem justificativa legal.

Manifestantes se organizaram para apoiar o vereador e conseguiram derrubar a tentativa de instalação da Comissão Processante. Veja vídeo abaixo da vereadora Mariana Conte no momento da votação:

(link)