.Por Rogério Bezerra da Silva.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, será realizada a Exposição “A epidemia que ninguém vê” no Shopping Hortolândia (Piso 1), que ficará disponível à visitação, gratuita, até 31 de março, das 10h às 22h.
A abertura da Exposição será no dia 15 de março, a partir das 19h, com um Sarau, que contará com as presenças de Fátima Bié, poetisa de Hortolândia, do grupo de dança e percussão afro tribal Oju Oba, de Mara Ester da Silva, coordenadora das Promotoras Legais Populares (PLP) Cida da Terra de Hortolândia, e do escritor Rogério Bezerra da Silva.
Por meio de um ensaio fotográfico, o livro “A epidemia que ninguém vê – violência contra mulheres em meio à pandemia do coronavírus” (Ícone Editora, 2022), de Stella Pinheiro e Julia Zulian, duas jovens fotógrafas, aborda, de maneira simples e direta, as violências caracterizadas na Lei Maria da Penha, que, infelizmente, vitimam muitas mulheres diariamente. São elas: violência física; violência psicológica; violência sexual; violência patrimonial; e violência moral.
A Exposição, que apresenta ao público as fotografias do livro, é, sobretudo, um chamamento tanto às mulheres quanto à sociedade de modo geral para o combate a essa epidemia de violências contra as mulheres. Chama para o fortalecimento das redes de apoio e para a necessidade de falarmos abertamente, e em todos os espaços, sobre este tema tão fundamental.
Espera-se que ela seja vista por muitas mulheres, para que possam nas fotografias reconhecer as violências a que são submetidas. Mas, espera-se, sobretudo, que seja vista por muitos homens, para que eles possam adquirir consciência das várias violências que submetem às mulheres.
Também serão promovidas ao longo da Exposição rodas de conversas das autoras do livro com o público. A programação completa pode ser consultada no site do Shopping (shoppinghortolandia.com.br).
A Exposição conta com a organização e curadoria de Rogério Bezerra da Silva (Ervilha Livros) e Iracilda Santos (Nega), parceria da ADunicamp, realização do Shopping de Hortolândia, AGB Seção Campinas, Prefeitura de Hortolândia (Departamento de Direitos Humanos), Ícone Editora e Mandato da Deputada Bebel.