Andréia Galvão (foto antonio scarpinetti – unicamp)

A última década foi marcada, de modo acentuado, pela precarização e diminuição dos postos de trabalho e também pela “uberização”, que não passa de um neologismo utilizado para expressar a conexão entre as mais recentes tecnologias e o aprofundamento da precarização das relações trabalhistas.

Diante do contexto é importante pensarmos a atuação do movimento sindical brasileiro. O movimento sindical, historicamente, manteve um papel central não só nas lutas por garantias e avanços nos direitos trabalhistas, mas também na defesa da democracia e de direitos sociais do conjunto da sociedade. E hoje, segundo estudiosos, vive um momento de esvaziamento que aponta para a urgência de novos modelos de organização e ação.

Neste episódio do podcat ADu vamos abordar o panorama do sindicalismo brasileiro, título da pesquisa realizada pelo Cesit (Centro de Estudos Sindicais de Economia do Trabalho), órgão do Instituto de Ecomomia da Unicamp. O arquivo da pesquisa esta disponível no site do Cesit para quem quiser baixar (acesse: https://www.cesit.net.br/panorama-do-sindicalismo-no-brasil-2015-2021/)

Esta pesquisa buscou investigar como os sindicatos estão enfrentando esse assunto com o intuito de elaborar um diagnóstico da situação sindical no Brasil a partir de algumas experiências. Uma das autoras da pesquisa, Andreia Galvão, docente do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, é nossa entrevistada deste episódio. (Da ADunicamp)

Confira esse episódio acessando o link abaixo: