(foto midia ninja – ccl)

O Movimento de Mulheres de Campinas já está preparando um ato nas ruas da cidade na próxima quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A concentração será a partir das 17h, no Largo do Rosário

Os slogans deste ano são “Mulheres nas ruas contra o Fascismo e em defesa da Democracia!
Punição para racistas, golpistas e genocida!” e também “Pelo fim da violência contra a mulher, pela ampliação dos direitos trabalhistas e pelo aborto legal e seguro! “

A manifestação terá início a partir das 17 horas com apresentações de grupos culturais de mulheres, ato com a presença de diversos movimentos da cidade e terminando com uma caminhada pelas ruas do centro. Durante todo o mês de março será realizada várias atividades que estão sendo divulgadas no Agendão Feminista, que pode ser acessado a página do FB das Mulheres pela Democracia: https://www.facebook.com/comitemulherespelademocracia

Ao longo dos últimos anos, as mulheres estiveram nas ruas na vanguarda da resistência contra o governo antidemocrático de Jair Bolsonaro. Neste 8 de março, elas prometem estar novamente para juntas, com todas as mulheres do Brasil, para dizer não aos atos fascistas, racistas e antidemocráticos.
“São mulheres trabalhadoras, sindicalistas, imigrantes, organizadas em movimentos sociais, feministas, antirracistas, antilesbobitransfobia e anticapacitista, militantes de partidos políticos, movimentos de luta por terra e moradia, na luta e defesa da cultura e do meio ambiente”, anotam. (Com informações de divulgação)


Entre as pautas das mulheres estão:

  • Punição imediata dos fascistas que participaram, facilitaram e financiaram os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 .
  • Julgamento e a condenação de Bolsonaro e dos demais membros do seu governo que, durante a pandemia da COVID-19, promoveram o genocídio do povo brasileiro.
    Lutam por:
  • Defesa da democracia. Defender a democracia é não compactuar com os atos antidemocráticos e a perseguição a militantes que lutam por direitos e por democracia, portanto, NÃO aceitamos anistia para golpistas.
  • Pela superação da desigualdade que gera fome, miséria, desemprego e condições precárias de vida e trabalho, garantindo políticas públicas de educação, saúde, segurança alimentar que melhorem a vida das mulheres.
  • Defesa intransigente das pautas da classe trabalhadora e das mulheres trabalhadoras. Em especial as pautas referentes as reformas que retiraram direitos já conquistados.
  • Oposição ao Governo Dário que promove o desmonte dos serviços públicos em especial a rede de atendimento as mulheres
  • Oposição ao governo Tarcísio no estado de São Paulo, que ataca direitos das mulheres e implanta uma Secretaria de Políticas para as Mulheres, liderada por uma mulher alinhada ao conservadorismo patriarcal.
  • Garantia plena ao aborto legal e avanço nessa temática rumo à legalização do aborto.
  • Contra o preconceito e discriminação que sofrem as mulheres negras, fruto da desigualdade e vítimas do racismo e sexismo
  • Por políticas públicas efetivas para mulheres lésbicas e trans.

O Manifesto das Mulheres completo e mais informações acessar: https://www.facebook.com/comitemulherespelademocracia