(foto de vídeo – reprodução- quando falta o ar)

O documentário ‘Quando falta ar’, que estreia dia 09 de março nos cinemas, mostra a luta dos agentes de saúde do SUS durante o primeiro ano da pandemia, quando ainda não havia vacinas disponíveis no Brasil. O país ainda discute as responsabilizações do governo de extrema direita de Bolsonaro na condução da pandemia e dos crimes cometidos pela falta de ação ou negligência.

O documentário segue profissionais em SP, BA, PE, PA e AM, mostrando o trabalho das mulheres no cuidado aos pacientes, a partir da perspectiva dos profissionais que estavam na linha de frente, que, naquele momento, atuavam sem uma coordenação nacional.

‘Quando falta o ar’ chega às telas de cinema do país na semana em que comemoramos o dia Internacional da Mulher. O filme narra a história de luta das profissionais do SUS, que defenderam a vida, cuidaram das pessoas e resistiram ao governo da morte.

Ana Petta, atriz e cineasta, e Helena Petta, médica infectologista e cineasta, contam que a equipe de filmagem buscou capturar diferentes ritmos e dimensões do cuidado em saúde que muitas vezes se expressam através do toque, do gesto e do olhar.

“Nosso objetivo era olhar além dos relatos jornalísticos da pandemia tão presentes nos noticiários do mundo todo. Numa época em que o ritual da morte se tornou impossível, priorizamos mostrar a força do trabalho destas mulheres, onde o elemento humano faz a diferença”, afirmam as diretoras. “Ao mesmo tempo, queríamos revelar como as dimensões envolvidas no cuidado se misturam com as desigualdades sociais e o racismo estrutural existente nas diferentes regiões do país.”

QUANDO FALTA O AR estreia no dia 09 de março em cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Belém, Manaus, Goiânia e Campinas. (Com informações de divulgação)

Quando falta o ar

Brasil, 2022, 81 min.

Direção: Ana Petta e Helena Petta

Produção: Paranoid

Produtores: Manoel Rangel, Pedro Betti, Egisto Betti, Heitor Dhalia

Produção Executiva: Miguel Lago, Arthur Aguillar e Thiago Franco

Direção de Produção: Thiago Franco

Roteiro: Ana Petta, Helena Petta e Paulo Celestino

Direção de Fotografia: Léo Bittencourt

Montagem: Paulo Celestino

Cor: Luisa Cavanagh

Desenho de Som e Mixagem: Edson Secco

Som Direto: Marina Bruno

Sinopse:

O filme registra o trabalho realizado por profissionais do SUS em uma das maiores crises sanitárias da história. Quando Falta o Ar traz a interseção da saúde com a religiosidade, a desigualdade social e o racismo estrutural presentes no país. O documentário aborda a pandemia com foco nos diferentes tempos e dimensões envolvidas no cuidado em saúde, revelando a face humana da luta coletiva contra a COVID 19.

Patrocínio: Todos pela Saúde

Produção Associada: Instituto de Estudos para políticas de saúde — IEPS;

Apoio: Spcine