O Subsolo – Laboratório de Arte comemora cinco anos de existência com um evento duplo internacional. No último sábado, 21 de janeiro, às 12h, foi aberta a exposição “Whirlwind”, com curadoria de Cesar Forero. A mostra conta com obras de arte, na maior parte em vídeos, de 24 artistas do Canadá e outras partes do mundo, dentre eles a artista de Campinas Cecilia Stelini. O Subsolo está localizado na Rua Proença, 1000, em Campinas (SP), a entrada é gratuita.

Frame da obra em vídeo de Christian Bernard Singer (Foto: Danilo Garcia)

Simultaneamente, às 11h, na Truth Gallery, em Victoria, Canadá, foi inaugurada a mostra Subsolo Artists Show & SPAC Members Exhibition, na plataforma Zoom, com obras dos artistas visuais brasileiros de
Campinas e região: Adriana da Conceição, Cinthia Picelli, Danilo Garcia, Genivaldo Amorim, Laura Martinez, Maria do Carmo Verdi, Norma Vieira, Pama Loiola, Raquel Fayad e Regina Rocha Pitta, com a curadoria de Andrés I. M. Hernández e Danilo Garcia. O público canadense já pode visitar a galeria presencialmente.

Frame da obra em vídeo de Peter Sloan (Foto: Danilo Garcia)

No Subsolo, dentre os artistas que terão suas obras expostas estão Christian Bernard Singer, Lisa Mirzin, Peter Sloan e Cecilia Stelini, esta última é de Campinas. O artista visual, escritor, poeta e músico canadense Dermont Wilson já esteve em Campinas em 2022 e também fez apresentações de performances nesses espaços culturais, ele agora retorna na exposição no Subsolo.

Virtualmente, os interessados poderão assistir as exposições no Instragram de cada instituição: @truthgalleryvictoria e @subsololaboratoriodearte.

O resultado deste duplo evento surge de uma parceria entre a Truth Gallery Art e o Subsolo como consequência do projeto “Fisionomía en Contradicción” apresentado no Canadá, em março de 2022, por Hernández e com produção de Forero e Garcia. Na ocasião, foram realizadas exposições com obras de artistas brasileiros e palestras em que o curador apresentou suas pesquisas sobre as bienais de Havana, questões sobre site especific e seu olhar sobre obras de diversos artistas latino-americanos que passaram pelas bienais cubanas.

Obra de Pama Loiola (Foto: Regina Rocha Pitta)

Por sua vez, Cesar Forero, que é artista e proprietário da Truth Gallery Art, já esteve em Campinas apresentando suas performances no Subsolo, no AT AL 609 e no Tote – Espaço Cultural em 2019.

Nesses cinco anos de intensa atividade cultural em Campinas, o Subsolo – Laboratório de Arte promoveu exposições nacionais e internacionais, oficinas, workshops, instalações artísticas, produção e publicação de livros de arte e convocatórias para jovens artistas e lançou novos artistas. Em parceria com o Tote, AT AL609 e vários artistas da cidade e região realizou eventos singulares de arte contemporânea, sempre de
forma gratuita para a população.

(Carta Campinas com informações de divulgação)