O filme “Meninas”, de Hamilton Rosa Jr, será exibido na Rabeca Cultural, em Sousas, no próximo dia 20 de novembro, domingo, às 19h. A exibição terá entrada gratuita.

(Imagem:Divulgação)

Além de ser um dos patrocinadores do filme, a Rabeca Cultural serviu de locação para uma das cenas capitais de “Menina”. E é exatamente neste local que será feita a exibição especial do filme.

Realizado na região de Campinas ao longo dos 26 meses mais críticos da Pandemia do Coronavírus, “Meninas” conta a trajetória de cinco amigas de meia idade (as atrizes Inês Fabiana, Stella Vilela, Rosana Brandão, Milla Cassiano e Elizinha Ferraz) que experimentam mudanças de comportamento à medida que o confinamento se prolonga. Segundo o roteirista e diretor, conhecido pelos filmes “Abelha Rainha” e “Trala Land”, “Meninas” foi seu projeto mais desafiador e o de pesquisa e confecção mais extensa. Tudo o que acontece na trama foi tirado de observações colhidas durante a reclusão. “O roteiro teve 40 versões, os ensaios duraram meses e alguns deles ocorreram online. Depois procuramos encontrar uma tradução visual que desse conta de tudo que colhemos, não tanto pelo aspecto político ou econômico, mas pelo comportamental”.

Para o cineasta, a investigação começou pequena, sobre como o confinamento afetou a si mesmo psicologicamente, para depois se expandir observando como familiares, amigos e o pessoal do elenco e da equipe foi atingido. “Ao longo dos meses, as pessoas se tornaram mais extremas em suas obsessões e ansiedades e também ficaram menos tolerantes”. 

Durante o primeiro ano de confinamento, as leituras de “Meninas” foram exclusivamente feitas online, no entanto, o cineasta conta que diversas vezes o grupo quase caiu na tentação de se reunir. “Cogitamos que, talvez, se tomássemos o extremo cuidado, cada um com seu álcool gel e máscaras, poderíamos nos reencontrar. Só que havia uma coisa em jogo muito preciosa que era arriscar não só a própria vida, mas a vida de muita gente, o que seria extremamente irresponsável”. 

Ao fazer a reconstituição do projeto, o cineasta relembra de momentos inusitados. “Só houve o reencontro depois que todos tomaram a segunda dose da vacina. Nos sentimos mais seguros com isso? Não, a tensão foi imensa. O medo e o nervosismo por vezes levava a gente estranhamente a rir. Sem nenhum receio de parecer exagerado, era uma situação aflitiva que tomava todo o grupo e, acho que pela tragédia, só dava para suportar mesmo com o humor. Afinal o cômico é escape”.

Essa arbitrariedade foi tomando os ensaios e depois se infiltrou no filme.

“No fundo, por trás do riso, todo mundo estava tentando mascarar tanto a ameaça mortal quanto a vida cívica que, naquele momento, estava em perigosa desordem”. 

“Meninas” mostra as dezenas de implicações que a pandemia acarretou e, de acordo com o diretor, seria importante se tivéssemos tirado uma lição de tudo. Mas o que realmente aprendemos?

Outro motivo de orgulho para o cineasta é o artesanato técnico da produção. “Tivemos uma equipe dos sonhos na produção, a começar por Helen Quintans (fotógrafa superpremiada pelo filme “Antônia”, de Flávio Carnielli), que assinou a fotografia e a direção de arte. “Para “Meninas”, a Helen fez um trabalho meticuloso de composição, dividido em duas partes: nos três primeiros filmes do filme, que se passa antes da pandemia, uma explosão de cores quentes. Na segunda parte, com o confinamento, o registro passa para os contrastes mais fortes e closes intimistas. Outro detalhe que chama a atenção são as cores dos figurinos das personagens. Cada uma delas tem seus humores representados por uma cor. O olhar de Helen imprime uma marca visual incomum para todas essas cenas de isolamento social”, afirma o cineasta.

Hamilton também ressalta o talento da compositora Karla Maturana, que assina a trilha sonora e a mixagem de som. “Sempre que posso, gosto de me cercar da singularidade feminina. Existe uma subjetividade no feminino muito peculiar. As mulheres são mais meticulosas, se valem mais da intuição e é absurdo, mas nós homens, historicamente, só estarmos aprendendo a entendê-las agora, depois de séculos de opressão de uma sociedade predominantemente masculina. Muito da delicadeza desse filme também se deve à assistência de direção de Jaqueline Ramirez, uma expoente da cultura drag queen. O fazer drag está relacionado com uma expressão super elaborada, ao envolver as artes. E a Jaque é muito criativa, versátil e inteligente”, explica o cineasta.

O produtor do curta, Flávio Carnielli, acredita que a maior felicidade foi conseguir reunir essa equipe. “Tivemos sorte, além do Hamilton, tínhamos mais três cineastas (o Iberê Pereira, a Helen e eu), usando a própria expertise no set, para que tudo funcionasse a contento, acrescenta o produtor.

“E ainda havia a câmera ágil do Joel, o esmero do trabalho de captação de som do Luiz “Guga” Lourenço, enfim, quem faz cinema sabe, um filme não se faz sozinho e nós nos orgulhamos de ter reunido uma equipe de ouro em “Meninas”.

Terminado o projeto, Hamilton prepara agora a produção de seu próximo filme, “Atriz”. “Será mais um trabalho voltado para contar a história dessa nossa aldeia aqui. O filme vai tratar dos atores e dos bastidores do teatro em Campinas. O cineasta explica: “Quando voltei de São Paulo para cá, amigos paulistanos me disseram que morar no interior seria minha morte profissional. Que a cidade era um lugar artisticamente árido e conservador e que os melhores artistas de Campinas não estavam aqui, tinham migrado para São Paulo.

E então respondi: olha, acho que a variedade é muito grande pra generalizar”.

“Atriz” será uma resposta contra o preconceito desses amigos. “O interior tem um lado conservador, claro que tem, mas também há uma porção significativa que se desvia dos padrões dominantes e não tem qualquer interesse em neles se confinar. É essa galera que me interessa. Eles esbanjam um talento assombroso e vale muito a pena contar suas histórias”.

Elenco: Mila Cassiano, Elizinha Ferraz, Inês Fabiana, Rosana Brandão, Stella Villela.

Direção, Produção, Roteiro e Edição – Hamilton Rosa Júnior

Produção – Flávio Carnielli e Karla Maturana

Assistente de Direção – Jaqueline Ramirez e Iberê Pereira

Trilha sonora e mixagem – Karla Maturana

Direção de Fotografia – Helen Quintans

Figurinos (ajustes) – Cleusa Quintans

Câmera – Joel Camargo e Hélder Bernal

Finalização/ Tratamento de Cor – Flávio Carnielli e Marcelo Coutinho

Luz e Elétrica – Cauê Gustavo Campos

Som: Luiz Fernando “Guga” Lourenço 

Direção de Arte: Helen Quintans, Walter Rhis, Jeison Lopes e Jaqueline Ramirez.

Exibição do filme “Meninas”

De Hamilton Rosa Jr.

Realização Rabeca Cultural

Dia 20 de novembro de 2022, domingo, às 19h

Entrada gratuita

Rabeca Cultural – Av. Dona Maria Franco Salgado 250, Sousas, Campinas, SP

Presencial Livre, sugere-se o uso de máscara 

Serviço de bar da Rabeca Cultural

Aceita cartões de débito

Mais informações pelo whatsapp 19 997206186

(Carta Campinas com informações de divulgação)