.Por Roberto Ravagnani.

O voluntariado quase sempre foi ligado a grandes tragédias e assim ele se destacava, em uma ação ou outra onde pessoas imbuídas das melhores intenções ajudavam outros sem pensar em reconhecimento ou premiação de qualquer espécie.

(foto jurgen sieber – pbl)

Hoje o voluntariado é visto de forma mais estratégica, mas nem por isso esse tipo mais raiz deixou de existir e de ser importante.

Hoje percebemos o voluntariado como uma ferramenta de desenvolvimento, de transformação, quando digo percebemos, ainda é uma parcela muito pequena da sociedade, por isso minha insistência em textos, vídeos e tudo mais que possa colocar o voluntariado em evidência para que ele possa cumprir cada vez mais sua missão inicial, apoiar e ajudar o próximo de forma altruísta.

E quando aumenta o numero de pessoas pensando assim o que acontece com a sociedade?

Simples, quanto mais pessoas preocupadas umas com as outras na sociedade, mais esta sociedade vai ser equilibrada e pacifica, pois não fazemos com o outro o que não queremos que façam conosco, esta é uma conta muito simples de fazer, mas difícil de alcançar.

O voluntariado pode ser esta “força” de paz, mas precisamos trabalhar muito para conseguir, principalmente uma mudança de conceito pessoal, onde o trabalho voluntário passa a ser visto como uma forma de crescimento pessoal e de apoio a uma sociedade que está doente em vários sentidos.

De todas as doenças, precisamos curar a doença da falta de paz, com paz, seremos melhores pessoas, melhores pais, melhores cidadãos e com isso produziremos uma sociedade melhor para vivermos em harmonia. Utópico? Sim um pouco, mas possível de se fazer com paciência e persistência.

Você é paciente e persistente o suficiente?