O álbum de estreia do trio Fino da Roça, “Sabiá”, disco de música caipira instrumental que encanta à primeira contemplação e entoa sofisticação sonora, terá sua live de lançamento nessa quarta-feira (19/10), às 20h, no Canal do trio no Youtube.

YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCsoWbNCnQdy__ESQMCiNcXg)

Contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo), a partir do edital Nº 16/2021 – Música/Gravação (Presenciais e/ou On-line), o projeto prevê, além da gravação do álbum, da publicação de um livro de partituras e do show de lançamento, a realização de sete lives, que já foram realizadas e estão disponíveis nas redes sociais do trio. 

Referência no estudo, na preservação e na divulgação da música caipira instrumental, o trio Fino da Roça, que nasceu há quatros anos e traz na trajetória musical o show Festa Caipira, tem a atual formação composta por Pedro Gava (viola caipira), Araê Cainã (violão 7 cordas) e Cássio Soares (percussão). Para a direção musical do disco de estreia, os integrantes convidaram o renomado e premiado violeiro Ivan Vilela, que se soma ao talento dos produtores culturais Fabio Gomes e Darly Gonçalves.

Quanto à inspiração, o projeto atual do trio nasceu a partir de uma ideia singular e necessária: homenagear compositores de música caipira instrumental do Estado de São Paulo. A lista é extensa, mas o trio optou por seis deles, de diferentes regiões, estilos e faixas etárias. Quem são? Domingos de Salvi, Rafael Cabello, Levi Ramiro, Alan Silva, Rafael Schimidt e César Petená, que cederam uma composição inédita da safra profícua de cada um para a construção do álbum.

“A ideia de homenageá-los foi a de revelar ao público quem são os músicos que estão produzindo material de qualidade fora dos grandes centros, além de demonstrar o quão valioso esse material tem para a cultura regional no que se refere aos costumes e às tradições de um povo. Cada música foi um presente para o trio e estamos muito felizes com a parceria com esses grandes amigos”, conta Pedro.

O violeiro e luthier Levi Ramiro, um dos compositores escolhidos, comenta a homenagem, que enaltece ainda mais a preservação da música caipira instrumental no Estado. “Para nós, compositores, sermos lembrados e reconhecidos em um projeto como esse é uma grande alegria e um enorme satisfação, ainda mais apreciando as nossas composições escritas e imortalizadas em partituras, além de gravadas. O disco é uma celebração”, conta Levi.

Show de lançamento

O show Fino da Roça, bem como o álbum homônimo, traz composições dos homenageados, como Ponteado (Domingos de Salvi), Gato Preto (Rafael Cabello), Baião Voltado (Levi Ramiro), Valsa Amizade (Alan Silva) Cururumim (Rafael Schimidt) e Céu de Pitangueiras (César Petená) em sintonia com músicas compostas pelo próprio trio, entre as quais Todo Brollo e Sobrinho, de Araê Cainã, Pé Vermeio, de Pedro Gava, e Entre Linhas, de Cássio Soares.

Aos ouvidos atentos, o projeto se torna um brinde sonoro a diversos ritmos que fundamentam a pluralidade da música caipira instrumental. Destaque à guarânia, ao barravento, ao pagode de viola, ao cururu, ao choro, ao baião e ao samba. Trata-se de um caldeirão de ritmos, como bem define o violeiro Pedro Gava, que vem consolidar, cada vez mais, a identidade musical do trio.

“A mistura de ritmos e linguagens é a característica sonora do trio. Desde o nosso primeiro show, Festa Caipira, buscamos construir os arranjos baseados nas experiências que cada integrante tinha e, a partir disso, traçamos caminhos diferentes para um cururu, um pagode ou uma valsa, por exemplo. Esse novo trabalho segue nessa mesma direção, culminando em disco cheio de cores e sabores”, destaca.

Os diferenciais

O violeiro Ivan Vilela, referência da música caipira instrumental,usa uma palavra para definir o álbum: espetacular. “O trabalho é riquíssimo por vários motivos. Para começar, eles fogem do senso de um trio, que geralmente combina melodia, harmonia e ritmo. O Fino da Roça parte para outro conceito, mais moderno, que propõe uma conversa entre os instrumentos. Não há apenas um solista, todos são. Esse diálogo dinâmico é rico, constante e não muito comum”, avalia Ivan.

Soma-se a essa importante característica, como destaca o diretor musical, a criatividade do trio na hora de construir os arranjos, conceber as ideias musicais e pensar nas harmonizações, sempre se apropriando dos ritmos caipiras. “Ao mesmo tempo em que não descaracteriza esses ritmos, o trio dá um novo tratamento a eles, elevando a música caipira a uma potência muito grande, pois são apresentados, durante o disco, muitos caminhos”, comenta.

A respeito da qualidade artística dos integrantes, Ivan Vilela também não poupa os elogios. “Como músico posso dizer que os integrantes do trio são muito bons e elaborados, destacando uma grande inteligência musical. Sobretudo, são musicais. Não adianta nada ter muitas ideias se você não transmite musicalidade, só demonstrando técnica ou precisão. Eles, não! O trio é extremamente musical”, destaca.

O livro

Outro destaque do projeto Fino da Roça é a publicação de um livro físico, bem como em formato e-book, que contará com a partitura das 10 composições do álbum, com os QR Codes que levam às músicas. Trata-se de uma forma de eternizar o trabalho do trio para além da música, acredita o violonista Araê Cainã.

“A contribuição que podemos oferecer para quem quer aprender a viola é ainda maior do que a do disco, pois ajuda na formação de novos músicos. Considero que prestigiar os músicos que cederam suas músicas para o disco, conhecendo a fundo a escrita de suas composições, torna-se mais um registro importante para a preservação da nossa música caipira”, destaca Araê.

Com link divulgado pelo Instagram do trio (@finodaroca), o e-book estará disponível para download a partir de quinta-feira (20/10).

Onde escutar?Além do Canal do trio Fino da Roça no YouTube, o álbum estará disponível, a partir de quinta-feira (20/10), nas principais plataformas digitais de música, entre as quais Spotify, Dezzer, Google Play, iTunes e Napster.

(Carta Campinas com informações de divulgação)