A Cia Histriônica de Teatro apresenta, nos dias 05, 06 e 07 de outubro, o espetáculo “Alma Boa: Uma Parábola Chinesa” no Teatro Municipal Castro Mendes. As sessões acontecerão nos três dias às 20h e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pela plataforma Sympla ou na bilheteria do teatro.

(Foto: Nina Pires)

Em Alma Boa, os atores e atrizes da companhia, sediada em Campinas, encenam a parábola de Setsuan, escrita pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Na história, três deuses são enviados à Terra para encontrar uma alma boa que justifique a existência do planeta. A partir do encontro com a personagem Chen Te, uma prostituta, a peça se desenvolve trazendo reflexões sobre a sociedade, seus comportamentos e as relações com o outro e consigo mesmo, entre outros temas que vão sendo aprofundados de forma descontraída e reflexiva ao mesmo tempo.

Este ciclo de apresentações no Teatro Castro Mendes, um dos mais antigos e tradicionais palcos de Campinas, marca o retorno de Alma Boa aos palcos presenciais da cidade após o período crítico da pandemia causada pelo Covid-19.

Além disso, o momento tem um quê de especial: a única vez em que o grupo se apresentou no mesmo local foi em 2016, ocasião em que lançava a versão atual do mesmo espetáculo – concebido originalmente em outro formato em 2013. “Estamos animados, ansiosos e muito honrados em apresentar Alma Boa neste palco que já recebeu grandes nomes do teatro brasileiro. Será um momento especial para nós e para o público, com toda certeza”, afirma Júlia Munhoz, uma das atrizes da Histriônica.

O espetáculo

Alma Boa é um espetáculo singular. Em uma só montagem, a Cia reúne música, risadas, movimentos coreografados e identificações com os personagens; e ao mesmo tempo reflexões profundas sobre o amor, a convivência, conflitos e comportamentos comuns em sociedade. Setsuan é a cidade onde tudo acontece – mas não é de se espantar a mente relacionar as situações fictícias dali com muito do que se vê acontecer hoje em diversas partes do planeta.

Com direção de Dirceu de Carvalho, o espetáculo é apresentado com música ao vivo de Henrique Cantalogo e Felipe Macedo e parte do estudo do teatro épico e do pensamento científico para construção de uma reflexão sobre as relações e comportamentos humanos enquanto sociedade neste planeta.

“O mundo não pode permanecer como está e precisa ser destruído a não ser que se encontre ao menos uma alma boa que o justifique. Três Deuses são enviados à terra para encontrar essa alma boa. Já prestes a desistir são ajudados por Chen Te, uma mulher que cumpre todos os requisitos que procuram, exceto por um: é uma prostituta”, conta o grupo, resumindo a história retratada no espetáculo.

Os deuses então decidem ajudá-la com uma quantia em dinheiro para que mude de vida mais fácil e seja, enfim, a tão procurada alma boa. Contudo, ao abrir uma pequena loja, Chen Te se depara com muitos desafios para permanecer no caminho da bondade. 

“No que diz respeito ao mundo em que vivemos, onde as relações interpessoais se dão em função de macro estruturas que definem interesses e necessidades da sociedade, no combate a elas, muitas vezes caímos em contradição”, explica o grupo. “A partir dessa lógica, foi concebida a cidade de Setsuan, onde a pobreza impera e a urgência pela sobrevivência estabelece as dinâmicas de ação das personagens”.

Ficha técnica

Elenco: Ana Carolina Salomão, Andressa Sanday, Dirceu de Carvalho, Júlia Munhoz, Juliana Eiras, Juliana Saravali, Quesia Botelho e Virgílio Guasco | Direção: Dirceu de Carvalho | Trilha musical original: Henrique Cantalogo | Direção musical e execução de trilha ao vivo: Felipe Macedo | Dramaturgia: Dirceu de Carvalho | Figurino: Warner Reis Junior | Confecção de figurinos: Warner Reis Junior e o grupo | Cenografia: Thalita Castro | Iluminação: Marcelo Lazzaratto | Técnica e Operação de luz: Presto Kowask  |  Arte: Virgílio Guasco | Design gráfico: Júlia Munhoz

“Alma Boa: Uma Parábola Chinesa”

Dias: 05, 06 e 07 de outubro

Horário: 20h

Onde: Teatro Municipal Castro Mendes

Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial – Campinas/SP

Valores: R$ 15 (meia) ou R$ 30 (inteira)

Ingressos: pela plataforma Sympla ou na bilheteria do teatro

Duração: 120 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

(Carta Campinas com informações de divulgação)