A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Campinas para investigar o aumento de ocorrências de violência nazifascista e racistas na cidade, proposta pela vereadora Mariana Conti (PSOL), fez uma primeira reunião na segunda-feira, 6 de junho, e já programou uma audiência pública para o próximo dia 23 de junho.

(foto cam de campinas- div)

Na primeira audiência pública, marcada para o dia 23/06, a CPI vai reunir grupos em defesa dos direitos humanos, antifascistas, lideranças e estudiosos do tema, além do diálogo com as autoridades policiais que estão investigando as ações violentas de grupos neonazistas, além de ouvir representantes de escolas que têm sido alvo de ameaças de ataques.

Os trabalhos serão presididos pela própria Mariana e contará com a relatoria da vereadora Guida Calixto (PT). Os vereadores Gustavo Petta (PCdoB), Carlinhos Camelô (PSB), Arnaldo Salvetti (MDB), Rodrigo da Farmadic (UNIAO) e Higor Diego (REPUB) completam a composição da comissão.

O requerimento de criação da CPI relatou os recentes casos que aconteceram em Campinas, especialmente na Unicamp, como as pichações de símbolos nazistas no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e o ataque armado a um bar em frente à moradia estudantil por um grupo de neonazistas.

“Vamos bater de frente com as organizações nazifascistas que, com Jair Bolsonaro abrindo caminhos para o discurso de ódio avançar na sociedade, tem aumentado suas ações violentas no país, especialmente na nossa cidade. Não vamos sossegar enquanto essas organizações sejam desmanteladas, em trabalho conjunto com as autoridades. Fascismo precisa ser combatido, investigado e punido!”, afirmou Mariana Conti. (com informações de divulgação)