Pesquisa presencial realizada pela Quaest, patrocinada pelo banco Genial, mostra ampla vantagem do ex-presidente Lula (PT) na corrida presidencial. Ele tem 50,5% dos votos válidos, o que garantiria vitória no primeiro turno. Mas essa vantagem poderá ser maior com o chamado ‘voto útil’.

(foto ricardo stuckert – il)

Segundo a pesquisa, Lula tem 44% das intenções de voto contra 26% do segundo colocado, Jair Bolsonaro (PL). A diferença entre eles é de 18 pontos percentuais. Na sequência aparecem Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) com 7%, João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 2%, Simone Tebet (MDB) com 1% e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) com 0%. Branco/nulo/não vai votar são 8% e indecisos somam 5%. Os 44% de intenções de voto em Lula já é maior do que a soma de todos os outros candidatos.

Com esses números, os eleitores da terceira via (Sérgio Moro e Ciro Gomes), diante da dificuldade de crescimento dos candidatos, podem mudar de voto no último momento. A pesquisa Quaest/Genial divulgada nesta quarta-feira (16) mostra que Lula (PT) tem a preferência da maioria dos eleitores da terceira via, que podem dar ao petista seu “voto útil” para vencer Jair Bolsonaro (PL) ainda no primeiro turno. Segundo o levantamento, Lula tem potencial para crescer 8,5% pontos percentuais entre os eleitores que querem evitar uma vitória de Bolsonaro. (com informações do 247 e Fórum)