Aficionados pelas tramas mirabolantes e explosivas dos super-heróis norte-americanos das telonas, o cineasta campineiro Rafael Santin e a produtora Lu Chagas resolveram, a partir da imaginação do autor Giuliano Marini, criar uma versão do fascínio ao sabor brasileiro. O resultado é a série independente CORVOS. O piloto do seriado, ainda sem data para a estreia, está sendo rodado em Campinas (SP) até o próximo sábado (26/2).

Série Corvos (Imagem: Leticia Palhão/Divulgação)

Para ambientar a trama, que narra a história do Corvo, um vigilante solitário em busca de fazer justiça com as próprias mãos, a produção escolheu a dedo pontos distintos da cidade, entre os quais os barracões da Estação Cultura, o túnel e algumas ruas nas proximidades da Vila Industrial, uma casa no bairro Monte Cristo, arredores do Bosque dos Jequitibás e um restaurante, o Terê Gastro Bar.

“Colocar um personagem conhecido como super-herói nos filmes de ação, seria muita fantasia. Eu precisava localizá-lo em nosso contexto social. Ou seja, um cenário nacional que possibilitaria o surgimento de um justiceiro como é o Corvo. Para isso, nossa inspiração foi olhar aos mais necessitados. Nossas cidades, entre elas Campinas, estão lotadas de pessoas em situação de rua e dependentes químicos, que sofrem diariamente com a violência crescente. Por isso, não há lugar melhor para a atuação do nosso protagonista”, destaca o cineasta campineiro Rafael Santin, da Santin Filmes.

Herói ou bandido? A produtora Lu Chagas abre a discussão, mas não dá spoiler: “Vamos explorar a vibração violenta de um personagem que se considera um vigilante da ordem, mas que despreza os direitos civis e, por conta própria, atua no papel de policiamento, julgamento e execução dos que ele considera criminosos”, conta Lu.

Quanto à escolha do elenco de CORVOS, há um intercâmbio entre atores da Região Metropolitana de Campinas (RMC), como DJ Fat, Priscila Junqueira, Douglas Chaves e Flávio Carnielli, reconhecido diretor do gênero terror; e do cenário nacional, com destaque a Adriano Arbool, Pedro Pauleey, João da Nica, Bianca Soares e Darla Ferreira. A direção de fotografia tem assinatura de Isiel Miranda.

“A ideia de se ter um super-herói brasileiro é fantástica. Num país tão violento e marginalizado como o nosso, com certeza será um alento. O carinho e capricho com os quais o universo de CORVOS vem sendo criado pela produção e pela direção mostram o quão é necessário dar esperança às pessoas. Isso é primordial! No seriado, essa esperança aparece em forma desse vigilante, que vem devolver a fé a quem precisa”, avalia o ator Pedro Pauleey.

A trama

Em resumo, trata-se de uma série de ação que apresenta um personagem mascarado em mundo violento, que permite grandemente o surgimento da figura de um justiceiro. O protagonista da trama é conhecido como o Corvo, um vigilante solitário que busca fazer justiça com as próprias mãos. Para isso, ele enfrentará os piores vilões de sua cidade, desde traficantes de drogas e pequenos criminosos até sádicos e facções organizadas.

Ficha Técnica

Produtor: Lu Chagas • Rafael Santin

Produtor Executivo: Lu Chagas • Rafael Santin • Giuliano Marini

Roteiro e Direção: Rafael Santin

Assistente Direção 1: Isa Cersosimo • Lu Chagas

Direção de Fotografia: Isiel Miranda

Chefe de Câmera: João Miller

Direção de Produção: Lu Chagas

Coordenação de Produção: Rafael Santin

Assistência de Produção: Darla Ferreira • Ieda Gomes

Assistente de Set: Bia Chagas

Produtor de Elenco e Figuração: Lu Chagas • Pedro Paulley • Rafael Santin

Produtor de Locação: Lu Chagas • Rafael Santin

Direção de Arte: Luísa Colima

Cenógrafa: Luísa Colima

Assistente de Arte: Caio Magalhães

Figurinista: Hellen Quintans

Make&Hair: Kelly Macedo

Som Direto: Guga Lourenço

Assistente de Som: Talles Rodrigues

Trilha Sonora/Sonoplastia: Fernando Madeira • Juninho Musselli

Edição de Som & Mixagem: Adriano Alcântara

Making Of & Still: Letícia Palhão

Craft Service: Donna Nutri

Designer: Bridge Content Provider

Edição: Paulo Soares

Finalização: Paulo Soares

Direção de Pós-Produção: Paulo Soares

Direção de Dublagem: Adriano Alcântara • Lu Chagas • Rafael Santin

Documentação: Lu Chagas

Assessoria Contábil: Fátima Menzzano

Assessoria de Imprensa: Tiago Gonçalves

Treinamento de Luta: Arlei Peres Jr.

Treinamento e Consultoria Armas: CTR Rangers

Chefe de Elétrica: Felipe Tueler

Dublê: Vitória Oliveira

(Carta Campinas com informações de divulgação)