Um tratamento genético (terapia genética) comercializado pela farmacêutica Novartis está sendo comercializado por cerca de 300 mil euros, o que equivalente a cerca de 2 milhões de reais por paciente. O tratamento é contra um tipo de leucemia.

(foto de vídeo)

O valor, injustificável sob qualquer análise, não foi descoberto totalmente pela empresa, mas com dinheiro público arrecadado por impostos pagos pela população. A descoberta foi de uma equipe da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, com financiamento público do governo, relata documentário da DW. A Novartis apenas ajudou a financiar e ficou como coproprietária da patente.

O documentário mostra a violência capitalista através da ganância que é permitida para que empresas explorem a morte de pessoas em nome de lucros exorbitantes por meio de descobertas científicas, muitas vezes financiadas com recursos públicos, ou seja, com impostos pagos pela população.

Um outro tratamento, contra a Hepatite C, por exemplo chegou a custar nos EUA cerca de 84 mil dólares, equivalente a R$ 440 mil, do laboratório Gilead. Bem mais simples que a terapia genética, o tratamento se resume a tomar alguns comprimidos. Em outros países, o tratamento genérico contra a Hepatite C pode ser feito por menos de 8 dólares, revela a reportagem. Veja o documentário abaixo: