.Por Mirella Bittencourt.

O órgão máximo do futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o fechamento de um acordo com uma companhia de blockchain da Turquia, a Bitci Technology. A parceria tem o intuito de lançar uma criptomoeda e tokens não fungíveis (NFTs) relacionados à seleção brasileira. Segundo a CBF, o acordo terá a duração de pelo menos três anos e os tokens e as criptomoedas serão todos negociados pela Bitci. Na nota divulgada à imprensa, a entidade afirmou que o acordo firmado irá contemplar tanto as seleções masculina e feminina principais, quanto as de base.

(foto lucas figueiredo – div – cbf)

A nota liberada pela CBF ainda revela: “Os NFTs serão desenvolvidos para a seleção brasileira e seus jogadores sobre a infraestrutura da tecnologia Bitci e estarão disponíveis para venda em breve. O acordo inclui as seleções brasileiras de futebol masculino e feminino, além das seleções sub-20, sub-17 e sub-15. Durante a vigência do contrato, a Bitci Technology será a única parceira de negócios relacionados à tecnologia blockchain da seleção brasileira de futebol”.

Já o CEO da Bitci, Onur Tan, comemorou bastante a negociação com a única seleção pentacampeã mundial, afirmando que a companhia estaria muito feliz em trazer sua tecnologia para a América do Sul, principalmente com uma cooperação tão importante. ”De acordo com a pesquisa independente, temos o orgulho de ser o único parceiro de negócios na área de blockchain da seleção brasileira, que está entre as marcas mais assistidas do mundo”, comentou. O executivo ainda disse ter esperanças de que esta colaboração seja duradoura, reiterando que eles estão ansiosos para trazer os projetos de tokens de torcedores e NFTs para os torcedores da seleção brasileira.

Não é só o Brasil que está apostando nos NFTs

Apesar de bem recente, o mercado dos NFTs tem atraído investidores em todo o globo e no cenário do futebol mundial, e não é somente a seleção brasileira que tem oferecido tokens aos seus torcedores. A própria Bitci, por exemplo, já tem outros clientes – dentre eles, a seleção espanhola. Já a nossa vizinha, Argentina, também anunciou um acordo semelhante com a Chiliz, projetando também para um futuro próximo o lançamento de tokens para os seus torcedores. E a Chiliz possui alguns negócios envolvendo ativos digitais com o Corinthians.

Com tudo na Copa América

Mesmo com todas as polêmicas envolvendo a competição e até mesmo o alto comando da CBF, a seleção brasileira está a um passo de garantir mais um título da Copa América. A equipe comandada por Tite venceu o Chile nas quartas de finais pelo placar magro de 1 a 0, e acabou repetindo a dose na partida contra o Peru, válida pelas semifinais. Sem dúvidas, a seleção verde-e-amarela era a favorita no jogo contra o Peru, sendo que já havia encontrado o adversário das semifinais na segunda rodada da fase de grupos, o goleando por 4 a 0. Desta forma, o Brasil acabou confirmando o favoritismo já esperado por muitos palpiteiros que, acreditando numa partida fácil para a seleção, movimentaram bastante as plataformas listadas no site de apostas online. E assim como no jogo contra o Chile, Lucas Paquetá foi o responsável por garantir a vitória dos brasileiros, recebendo diversos elogios tanto de Neymar, que lhe deu a assistência para o gol, quanto do técnico Tite.

Antes do início do jogo contra o Peru, Tite teve um certo problema para organizar o ataque da equipe, já que Gabriel de Jesus foi expulso na última partida. Com isso, Paquetá foi escalado em seu lugar, e deu conta do recado mais uma vez. Agora, os brasileiros aguardam o confronto entre Argentina e Colômbia, sendo que Neymar e muitos torcedores esperam a classificação dos argentinos para terem uma final clássica da Copa América entre Brasil x Argentina.