O vereador Gustavo Petta (PCdoB), protocolou, nessa segunda-feira, 14 de junho, uma moção que apela ao governo do estado pela investigação em caso de homofobia na Escola Estadual Professor Aníbal de Freitas, em Campinas. A família de um estudante denunciou a forma como que uma ideia do garoto para projeto escolar foi recebido no grupo de mensagens eletrônicas Whatsapp por pais e mães de alunos, mas principalmente pela direção da escola. Na mensagem, o estudante do sexto ano do Ensino Fundamental sugeriu que a escola abordasse o tema do Mês do Orgulho LGBTQIA+ comemorado em junho em todo o mundo, gerando mensagens repressoras.

(foto de tela googlestreet)

“A ideia do estudante foi proposto pelo teor educativo que o tema pode levantar. Crianças e Adolescente LGBTQIA+ sofrem diariamente a repressão nas escolas, o bullying e diversas formas de opressão no ambiente escolar. Debater o tema é parte fundamental para a criação de uma sociedade mais justa e de adolescentes que entendas as diferenças deles com outros colegas de sala, mas que também se entendam enquanto pessoas LGBTQIA+”, diz a moção apresentada.

Petta, que é presidente da Comissão de Educação e Esporte da Câmara, está acompanhando o caso e cobra do governo do estado a abertura de um processo administrativo, já que a diretora da escola teria ligado para o estudante o questionando sobre a proposta.

“A discussão de temas assim é prevista no Plano Nacional de Educação e só deixa mais rica a experiência escolar que estudantes, professoras e gestores da educação pública tem. A escola pública deve ser um lugar de aprendizado, mas também de discussões pois ela é democrática no ouvir todas as esferas, mas também no acolher todas as crianças e adolescentes”, lembra o vereador. (Com informações de divulgação)