O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta fez revelações e confirmações que atingem diretamente o governo do presidente Jair Bolsonaro. O relator, Renan Calheiros (MDB), classificou como graves os fatos descritos por Mandetta. A CPI já causa um estrago nos apoiadores do governo de extrema-direita. O ex-jornalista da Globo, Alexandre Garcia, que apoiava o governo Bolsonaro com fake news, teria apagado mais de 400 vídeos.

Veja alguma das revelações do ex-ministro:

(foto edilson rodrigues – ag senado)
  1. Mandetta afirmou em depoimento à CPI da Covid, que não partiu do Ministério da Saúde a ordem para que o laboratório do Exército produzisse cloroquina em larga escala. 
  2. Disse que o Ministério da Saúde não recomentou a prescrição de Cloroquina. E que Bolsonaro divergiu das orientações científicas, do isolamento e também sobre a cloroquina.
  3.  Ele confirmou que Bolsonaro pressionou para mudar a bula da cloroquina, inserindo recomendação do uso do medicamento contra Covid-19 -apesar de o remédio ser ineficaz contra a doença.
  4. Afirmou também que Bolsonaro contava com “assessoramento paralelo” sobre questões relativas a medidas de distanciamento social e o uso de medicamentos no combate à doença. Sem citar nomes, Mandetta disse que “os filhos do presidente” faziam parte dessa equipe paralela.
  5. Ele também afirmou que, nas reuniões ministeriais, não houve discussões com Bolsonaro, que parecia que iria acatar as suas recomendações. Mas logo depois agia na contramão das medidas propostas.
  6.  Mantetta também disse que o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e os três filhos de Jair Bolsonaro – o senador Flávio, o deputado federal Eduardo e o vereador Carlos – foram entraves para a negociação entre Brasil e China por insumos para combater a pandemia.