Em março, o mundo todo reforça o apoio à luta diária das mulheres por respeito e direitos. A 2ª edição do Sarau Viva Nordeste, festival virtual em homenagem à cultura nordestina, durante o mês da mulher, também vai celebrar a força feminina, dando destaque ao talento das mulheres artistas em sua programação de ações artísticas, oficinas e palestras gratuitas, transmitidas ao vivo pelos canais do Youtube e Facebook.

Teodoras do Cordel

As atrações semanais do evento, que começou no dia 04 de fevereiro e vai até o final de março, tem como convidados artistas nordestinos, ou artistas com forte ligação com a produção cultural do Nordeste, cujo trabalho está sediado no Estado de São Paulo, principalmente na cidade de Campinas.

No dia 04/03, quinta-feira, às 19h30, tem Sarau Aperitivo: Canções poderosas para mulheres arretadas, com a cantora e compositora recifense, radicada em Campinas, Vanessa Oliveira. De timbre peculiar, Vanessa conheceu muito bem a diversidade musical do Nordeste do Brasil. Em seu currículo como cantora, tem participações em grandes projetos ao lado de artistas como Alceu Valença, Elba Ramalho, Naná Vasconcelos, entre outros. Como compositora, tem parcerias gravadas com a banda Mamelungos, Raphael Costa e Thiago Hoover.

Dia 05/03, sexta-feira, às 19h30, o coletivo feminino Teodoras do Cordel apresenta a Palestra Espetáculo: Mulheres em Ação na Arte do Cordel. O coletivo é formado por mulheres que atuam em diversas frentes relacionadas à cultura do cordel, como escritoras, xilógrafas, poetas, cordelistas, contadoras de histórias, professoras, atrizes, cantoras e pesquisadoras que defendem o cordel sem censura, opressão ou machismo. Dani Almeida, uma das idealizadoras e produtoras do Sarau Viva Nordeste, é uma das artistas do grupo, que também atua para mapear e promover a produção feminina do cordel no Estado de São Paulo. A pernambucana radicada em Campinas há 10 anos, é autora de dezenas de cordéis infantis e adultos, como “Luta Contra a Violência Feminina em Literatura de Cordel” , obra selecionada para integrar a 34ª edição do programa Criança Esperança, da Rede Globo de Televisão, em 2019.

Já no dia 06/03, sábado, às 14h, será transmitido o Grande Sarau: Força Feminina e Nordestina, com a participação de vários artistas, entre eles, a escritora, poeta e dançarina, Bill Dias, integrante do Grupo Folia da Cidade, que há vinte anos se dedica a estudar e vivenciar as danças populares maranhenses e pernambucanas. Artista plástica, cantora lírica e popular, participa de três projetos coletivos voltados à literatura e também integra o coletivo Pretas Incorporações. O sarau recebe também a contadora de histórias Maria Cândida, autora de diversas peças infantis, mediadora de leitura, performer poética e pesquisadora de cultura popular e das artes nordestinas. O premiado grupo de forró pé-de-serra Maria Lua, formado pela cantora, triangulista e acordeonista Lis Ferraz, o zabumbeiro Josi Morais e Arturzinho do Acordeon também se apresenta no Grande Sarau, bem como Tin Tin Alves, cordelista, contista e cronista autor de dezenas de livretos de cordel. Graduado em letras e especialista em literatura, foi premiado pelo MinC (Ministério da Cultura) como Mestre de Culturas Populares Leandro Gomes de Barros em 2017. Quem completa o elenco do dia é o professor de arte e escritor de literatura de cordel, contos e poesia, Luciano Braga, co-fundador do grupo multicultural Cordel Cantante,  ator e fundador do grupo de contação de história e teatro de rua “Contos, Cantos e Encantos’, e da Cia. De Teatro Ator’Doados.

Oficinas culturais
Toda programação do Sarau Viva Nordeste – 2ª edição é gratuita e aberta, com transmissão pelo Youtube e Facebook. A exceção são as oficinas culturais – que precisam de inscrição prévia – também gratuitas. As próximas oficinas são: “Capas de cordéis”, “Encontro do cordel com a xilogravura” e “Música Nordestina”, todas com acompanhamento de intérprete em libras, e uma oficina de encerramento, de construção de bonecos com sucata. As inscrições podem ser feitas direto pelo site www.sarauvivanordeste.com.br.

Na oficina “Capas de Cordéis”, que começa no dia 08 de março, os participantes poderão conhecer técnicas da xilogravura, gravura com isopor, argila e colagem para o desenvolvimento de capas de cordéis com a utilização de materiais que normalmente seriam descartados. O “Encontro do cordel com a xilogravura” pretende oferecer aos participantes um mergulho poético, artístico e literário pela cultura regional nordestina e suas manifestações artísticas populares, a partir da produção de cordéis, retratados em versos, rimas, métricas e xilogravuras. 

A oficina de “Música Popular Nordestina” propõe apresentar aos participantes os folguedos e suas estruturas melódicas, harmonias, características e instrumentação, com práticas voltadas à mistura do tradicional com o popular. Ela será ministrada pelo paraibano Gilber Souto Maior. Mestre em Música pela Unicamp (2014) e bacharel em violão erudito pela USC – Bauru (2009) sempre teve em sua vida acadêmica e artística a cultura popular do nordeste brasileiro como referência. Cordelista, é fundador e coordenador do grupo Madureira Armorial, que desde 2011 se dedica à música erudita baseada nos folguedos populares do nordeste, com um álbum lançado em 2015, totalmente didático, sobre o movimento armorial de Ariano Suassuna e a vida do escritor brasileiro.

Fundado em Salvador/BA, em 1994, o GRUMALUC Teatro de Bonecos comanda a oficina de Construção de Bonecos com Sucata. Com mais de 25 anos de experiência na área cultura, espetáculos de bonecos, 25 peças e mais de 10 mil apresentações, a dupla autodidata Márcia e Teca atua na região de Campinas desde o ano 2000 especialmente com espetáculos infantis para arte-educação, e parcerias com entidades como Mata de Santa Genebra, Estação Ambiental de Joaquim Egídio, Museu de História Natural, entre outras.

Sarau Viva Nordeste – 2ª Edição
Até 27 de março de 2021
Programação completa: www.sarauvivanordeste.com.br
Transmissão: Youtube e Facebook 

Programação de março:
04/03 – (5ª) –  19h30 – Sarau Aperitivo: Canções poderosas para mulheres arretadas, com  Vanessa Oliveira.
05/03 – (6ª) – 19h30 – Palestra Espetáculo: Mulheres em ação na arte do cordel, com o coletivo feminino Teodoras do Cordel.
06/03 – (sáb) – 14h – Grande Sarau: Força Feminina Nordestina, com Bill Dias (música e poesia), Maria Cândida (contação de histórias), Trio Maria Lua (forró pé-de serra), Tin Tin Alves e Luciano Braga (teatro e poesia).
 
08 a 11/03 –  das 14h às 15h – Oficina Capas de Cordéis, com Nireuda Longobardi (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br) Evento com tradução em Libras
11/03 (5ª) – 19h30 – Palestra Espetáculo: Afronordestinas, com o Grupo La Cantante de La Trinidad e sus hijos.
12/03 (6ªf) – 19h30 – Roda de Conversa: Cordéis Femininos nas Bibliotecas, com o coletivo feminino Teodoras do Cordel.
 
15/03 a 18/03 – das 10h às 11h – Oficina: Encontro do cordel com a xilogravura, com Marco Haurélio e Lucélia Borges (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br) Evento com tradução em Libras
18/03 (5ªf) –  19h30 – Sarau Aperitivo: Fadices e Bruxarias nas Terras do Cangaço, com  Suzana Montauriol e Carlos Rezendes.
19/03 (6ªf)  – 19h30 – Palestra Espetáculo: No ritmo do Coco, com o Grupo Coco Yiawarete
20/03 (sáb) – 14h – Grande Sarau: Nordeste do faz e conta e encanta, com Cleusa Santo (contação de histórias), Samuel de Monteiro (cordel), Juliana Firmo (teatro) e Aldy Carvalho (música regional).
 
22 a 25/03 – das 14h às 15h – Oficina: Música Nordestina, com Gilber Souto Maior (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br) Evento com tradução em Libras
23 a 26/03 – das 10h às 11h – Oficina: Construção de Bonecos com Sucata, com Grumaluc – Teatro de Bonecos  (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br)
25/03 (5ª ) – 19h30 – Sarau Aperitivo: Comidas nordestinas, com Chef Marcelo Reis e a cantora Ilcéi Mirian.
26/03 (6ª) – 19h30 – Palestra Espetáculo: Encantos Circenses Nordestinos, com o Grupo Último Tipo.
27/03 (sáb) – 14h – Grande Sarau: Nordeste Circense, com Palhaço Custelinha (performance circense), Edimaria e Miro Cena (música e contação de histórias), Varneci Nascimento (cordéis divertidos)  e Ana Person (música).

(Carta Campinas com informações de divulgação)