Somente uma universidade pública do Brasil possibilitou a criação de mais de 1.000 empresas com algum desenvolvimento tecnológico. Um mapeamento realizado pela Agência de Inovação da Unicamp contabilizou mais de 1.000 empresas criadas com algum vínculo ou relação com a Universidade Estadual de Campinas.

(foto adriana pavanelli – arq – div – ccl)

A maioria (92%) são empresas formadas por alunos ou ex-alunos da Unicamp. Reportagem de Kátia Kishi anota que foram cadastradas na base da Agência 1.038 empresas criadas com vínculo na Unicamp, sendo que 929 estão em pleno funcionamento. Segundo o levantamento, elas faturaram juntas R$ 8 bilhões e precisaram de 33.315 empregados. Essas empresas são chamadas de empresas-filhas da Unicamp.

O levantamento também mostrou a importância econômica de uma universidade pública na região em que está inserida. Do total dessas empresas, cerca de 60% estão na Região Metropolitana de Campinas. O estado de São Paulo ficou 87,3% dessas empresas e a Região Sudeste compreende quase a totalidade, 94,7%.

“Não temos dúvida de que as empresas-filhas da Unicamp impactam grandemente na economia do país em termos de faturamento, geração de empregos e, em tempos de pandemia, trazem tecnologias e conhecimento”, afirmou o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp. Para ele, essas empresas são exemplos claros de como o trabalho da Unicamp em formar profissionais com pensamento crítico e perfil empreendedor faz a diferença no país.

Veja mais informações Aqui.