Nesta semana, a série Cinema, organizada pelo Sesc São Paulo, que estreou no último dia 4 de junho como parte da programação #EmCasaComSesc, traz a exibição de um clássico do cinema de 1967, o terror surrealista “A Hora do Lobo”, do sueco Ingmar Bergman.

“A Hora do Lobo”, de Ingmar Bergman

Outra opção é o poético “Coração de Cachorro”, dirigido pela musicista e multiartista Laurie Anderson, que através do filme faz uma reflexão sobre a morte de seu companheiro, o cantor e guitarrista Lou Reed.

Completam a programação dois filmes nacionais: o aclamado “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, uma produção conjunta com a França que traz Sonia Braga no papel principal de uma jornalista aposentada, viúva e mãe de três filhos; e o delicado “Jonas e o Circo sem Lona”, um documentário com ficção dirigido por Paula Gomes que aborda a importância de sonhar através do circo.

A série Cinema traz ao público a exibição de filmes em streaming (no formato FVOD – Free Video On Demand), na recém-lançada plataforma Sesc Digital, com acesso gratuito a qualquer hora do dia e sem necessidade de cadastro. Para assistir, basta acessar sescsp.org.br/cinemaemcasa

Veja mais detalhes das exibições da semana:

A HORA DO LOBO

(Dir.: Ingmar Bergman, Suécia, 1967, 89 min, 16 anos). Um pintor e sua esposa vão morar em uma ilha afastada de tudo e conhecem um misterioso grupo de pessoas que passam a trazer angústias ainda maiores à vida do casal, que já estava atormentado pelos pesadelos do pintor e por conflitos psicológicos. Durante a hora do lobo, entre a meia-noite e a aurora, ele conta para sua esposa suas memórias mais dolorosas, e começa a questionar a própria lucidez.

CORAÇÃO DE CACHORRO

(Dir.: Laurie Anderson, EUA, 2015, 75 min, 14 anos). Centrado na cachorra Lolabelle, que morreu em 2011 e era muito querida pela diretora, o filme é um ensaio pessoal que combina lembranças de infância, diários em vídeo, reflexões sobre dados, cultura de vigilância e a visão budista sobre a morte, além de tributos a artistas, escritores, músicos e pensadores. Numa espécie de colagem visual, o filme examina como histórias são construídas e contadas —e como as usamos para dar sentido às nossas vidas.

AQUARIUS

(Dir.: Kleber Mendonça Filho, Brasil/França, 2016, 145 min, 16 anos). Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

JONAS E O CIRCO SEM LONA

(Dir.: Paula Gomes, Brasil, 2015, 81 min, Livre). Jonas tem 13 anos e seu sonho é manter vivo o circo que ele mesmo criou no quintal de casa. Enquanto luta por isso, Jonas vai atravessar a grande aventura de crescer.

(Carta Campinas com informações de divulgação)