O grupo Manás Laboratório de Dramaturgia ensaiava sua peça de estreia na Oficina Cultural Oswald Andrade quando a pandemia da Covid-19 interrompeu os encontros físicos. O processo, mantido à distância via Zoom, acabou incorporando elementos do meio digital de tal forma que o espetáculo Uma Cena de Amor para Francis Bacon resultou em mais do que uma adaptação do teatro presencial para uma plataforma virtual: é uma obra criada na intersecção das duas linguagens.

(Foto: Padu Cecconello)

As imagens do pintor britânico Francis Bacon foram o disparador para o texto original de Fernanda Zancopé. Movida pelo desejo de criar uma dramaturgia contemporânea, ela fundou com o ator Dante Passarelli o grupo que reúne integrantes da última turma dirigida por Antunes Filho no Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), do Sesc Consolação. Além de Bacon, a peça também dialoga com a pop art e a estética de cineastas como a brasileira Ana Carolina e o sueco Roy Andersson.

A protagonista é uma artista plástica que, entre delírios, memórias e realidade, reflete sobre um relacionamento abusivo. “Desdobramos as personagens em dois planos, o da realidade e o da imaginação, e elas são interpretadas simultaneamente por atores e atrizes diferentes”, explica Fernanda, que, além de autora, atua como protagonista e dirige a peça em parceria com Dante. Ela explica que os recursos do Zoom reforçaram as inversões e manipulações – que caracterizam o chamado gaslighting – já presentes no texto do espetáculo, que trata também das projeções sobre o papel da mulher na sociedade, com temas como casamento e aborto. “Queremos discutir a questão do gênero”, resume.

As pinturas de Bacon também inspiram a partitura corporal dos atores, orientados pela preparadora Bia Miranda a partir da técnica Klauss Vianna, igualmente transposta para o meio audiovisual. “Nunca foi nosso objetivo substituir o teatro como ele é, mas oferecer uma alternativa para a experiência teatral neste momento”, diz o ator Leonardo Silva, que compõe o elenco com Luiza Válio e Pedro Ribeiro. O grupo, que planeja uma temporada nos palcos quando os teatros reabrirem após a pandemia, ressalta que o uso da tecnologia está definitivamente incorporado à obra e continuará em cena.

A temporada de Uma Cena de Amor para Francis Bacon vai de 30/6 a 15/8, às terças, quintas e sábados, sempre às 20h, na plataforma Zoom. Os ingressos, de contribuição consciente, podem ser adquiridos na Sympla.

Sinopse

Após viver uma situação de abuso, uma artista plástica elabora a experiência borrando os limites entre memória, imaginação e realidade, e transforma a própria vida em obra de arte.

Formado em 2019, o o Manás Laboratório de Dramaturgia tem seu foco de pesquisa voltado para a intersecção entre dramaturgia, atuação e direção. Seus integrantes se reuniram depois da formação no Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), do Sesc Consolação.

Ficha técnica

Autoria: Fernanda Zancopé

Direção geral: Dante Passarelli e Fernanda Zancopé

Elenco: Leonardo Silva, Luiza Válio, Pedro Ribeiro, Fernanda Zancopé e Dante Passarelli

Figurinos e consultoria sobre cenografia: Padu Cecconello

Preparação Corporal e direção de movimento: Bia Miranda

Realização: Manás Laboratório de Dramaturgia

“UMA CENA DE AMOR PARA FRANCIS BACON” – TEMPORADA DIGITAL

De 30 de junho a 15 de agosto de 2020

Terças, quintas e sábados, sempre às 20h, na plataforma Zoom

Duração: 90 minutos

Classificação: 16 anos

Ingressos: contribuição consciente via Sympla, no link sympla.com.br/francisbacon

Manás Laboratório de Dramaturgia nas Redes Sociais

instagram.com/dramaturgia.manas

(Carta Campinas com informações de divulgação)