A exposição Navegação Interior, da artista visual Lilian Maus, poderá ser vista no mês de fevereiro na Casa de Eva, espaço cultural multi-artístico em Barão Geraldo. A exposição é composta por obras apresentadas em fotografias, aquarelas e vídeos.

(Foto: Helio Carvalho)

Como conta a artista, “na companhia do Biguá, apelido atribuído pelos colegas de profissão ao pescador José Ricardo de Queirós, aventurei-me nas águas do município de Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, onde tenho meu ateliê cercado por 23 lagoas.

No começo de tudo, havia uma artista-viajante cujo desejo era sair à caça de imagens, histórias e lendas para desvelar, se bem sucedida fosse, os mistérios dessa paisagem estranhamente familiar.

A nossa travessia lacustre teve momentos de encontros e também desencontros. Houve tempos em que mergulhei solitária e pensei jamais reencontrar o José. Foi por meio da mensagem que lhe lancei em uma garrafa de vidro amarrada junto ao seu barco Beija-flor, que nos vimos de novo para seguir viagem. Navegando pelo interior das hidrovias, com o Beija-flor do Biguá, aprendi a mover-me ao ritmo das estações e a enxergar o vento, que, por vezes, soprava tão forte que transformava o rosário de lagoas em um mar de carneiros e fantasmagorias.

Se nessa pescaria obtivemos êxito foi por um golpe de sorte ou do destino: fisgamos uma espécie rara de peixe que vive apenas como imagem refletida no olhar do corvo-marinho faminto, ao mergulhar em busca da miragem amada”.

Lilian Maus (Salvador/BA, 1983) é artista visual e professora do Instituto de Artes da UFRGS, em Porto Alegre. É Doutora em Poéticas Visuais, além de Mestre em História, Teoria e Crítica da Arte pelo Instituto de Artes da UFRGS, onde também formou-se no Bacharelado em Artes Plásticas: Desenho e na Licenciatura em Artes Visuais. Vem realizando exposições dentro e fora do país (EUA, Argentina, Uruguay, Colômbia e Chile), ganhou diversos prêmios através da Funarte, MinC, SMC de Porto Alegre, Secretaria Estadual da Cultura do RS e UFPE. Foi gestora do espaço artístico independente Atelier Subterrânea (Porto Alegre, 2006-2015).

A Casa de Eva é um espaço independente e colaborativo de cultura e fazeres artísticos, de diálogo, criação, aprendizagem e também de bem-estar e desenvolvimento pessoal. A Casa tem por objetivo criar e cultivar novos modos de existência para celebrar a pluralidade e a beleza do coletivo através de vivências e experiências artísticas.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

(Foto: Helio Carvalho)

Navegação Interior

Lilian Maus

Fotografias, Pinturas e Vídeos

Em Cartaz: fevereiro a março de 2020

Entrada Gratuita

Visitação: quintas e sextas-feiras (exceto feriados) das 14h às 18h. Para outros horários agendar a visitação pelo email [email protected]

Local: Casa de Eva – Rua Desembargador Antão de Moraes 588, Cidade Universitária II, Barão Geraldo – Campinas/SP

(Foto: Helio Carvalho)