.Por Susiana Drapeau.

Imagina a seguinte hipótese: uma grande petroleira que atua no mundo todo furando o bloqueio dos EUA contra o povo da Venezuela e comprando óleo mais barato do país governado por Nicolás Maduro.

(foto ministério do meio ambiente – div – fp)

Sim, o bloqueio dos EUA serve para deixar a população da Venezuela passando fome como forma de derrubar o governo Maduro. Mas Maduro não passa fome. Aliás, come muito bem mesmo com o bloqueio dos EUA. Mas essa é outra questão, vamos ao que interessa.

Imagina que, com o bloqueio dos EUA, fica difícil para a Venezuela vender petróleo. Se no preço internacional está 50 dólares, a Venezuela decide baixa o preço para 40 dólares para conseguir vender.

Agora imagina que se uma empresa comprar 100 mil barris, ela está lucrando 1 milhão de dólares.

Agora imagina quão tentador é comprar esse petróleo barato e lucrar milhões de dólares.

Agora imagina que existam inúmeras empresas terceirizadas, de países que não estão nem aí com o bloqueio dos EUA, que poderiam fazer esse serviço e depois repassar o óleo para grandes petroleiras da Europa e até dos EUA.

Agora imagina se acontecesse um acidente na costa brasileira com um navio que comprou esse petróleo. E que neste navio há provas contundentes de uma grande petroleira furando o bloqueio dos EUA.

O que você acha que a empresa faria? Avisaria o governo brasileiro do acidente, confessaria a quebra do boicote para os EUA e se complicaria no mercado internacional de bilhões de dólares?

É óbvio que não. Mas isso é só imaginação. A realidade deve ser bem mais complexa.