Pequenos empresários do setor da indústria de São Paulo se acharam representados por Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias de São Paulo, quando ele iniciou uma campanha intensiva contra o governo de Dilma Rousseff (PT), como a participação da Rede Globo, grande mídia e Eduardo Cunha, então presidente da Câmara Federal e hoje preso.
A movimentação golpista de Skaf, aliado de Eduardo Cunha, beneficiou os grandes empresários, que saíram lucrando com a reforma trabalhista e perda dos direitos dos trabalhadores porque têm escala e milhares de empregados.
Já pequenas indústrias e os pequenos empresários foram enganados, usados como massa de manobra, e saíram perdendo porque ficaram sem o poder de compra do trabalhador. A crise política e econômica instalada com o Golpe de 2016 e com a Lava Jato tem sido cruel com a indústria paulista.
“O Estado de São Paulo, maior polo industrial do País, registrou o fechamento de 2.325 indústrias de transformação e extrativas nos primeiros cinco meses do ano. O número é o mais alto para o período na última década e 12% maior que o do ano passado, segundo a Junta Comercial”, aponta levantamento do Estado de S. Paulo, publicado neste domingo.
“Entre 2014 e 2018, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro acumulou queda de 4,2%, enquanto o da indústria de transformação em todo o País caiu 14,4%. “Significa que a produção caiu bastante e obviamente teve impacto nas empresas, com fechamento de fábricas e demissões”, relatou o economista José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados à reportagem.
Bem feito, pobres de direita! Pensavam que eram da elite, sqn
Mentira na boca de conselheiro, ruína certa do reino!Ou não?
Nós avisamos, e não foi pouco……Caíram no conto do Jucá…..com Supremo com tudo.
golpe foi o que oPT dilma deu no.. brasil
Continua com a mesma opinião ate hoje?
Sua ficha ainda não caiu e você ainda não enxergou que se o PT nao tivesse acumulado 370 bilhões de dólares de reservas cambiais, você já estaria passando fome,?
É uma constante no Brasil , as pessoas não sabem a que classe pertencem, os pequenos agricultores, os pequenos empresários e por aí vai , todos votam contra os seus interesses, já temos história suficiente para demonstrar a onde leva essas atitudes , mas parece que essa história não foi compreendida ainda . Paciência.
Por outro lado, a esquerda não soube e não sabe cooptar esses empresários , não desenvolveu um discurso para atingi- los .
E agora , mais do que nunca, não tem projeto, está a espera de outra eleição para voltar ao governo, enquanto isso reclama .
A segunda maior bancada da Câmara , o PT , faria um belo estrago se apresentasse propostas mas , ao que tudo indica, não tem propostas , apenas choradeira.
Meu querido, foi no governo do Lula e da Dilma que o empresariado, seja de pequeno, médio e grande porte, que ganharam muito dinheiro. A classe pobre e a média tiverem o seu poder de compra assegurado. Só que o pensamento do empresariado é mais, mais, mais… Qualquer crise na economia, que é globalizada, o empresariado arruma sempre uma Geni. E a Geni foi a Dilma, o PT e as esquerdas.
Tudo que adquiriram no governo popular estão entregando para os Rentistas…..Tá dominado! Mais ganância e ingratidão gera esse caos….fode com povo, fode com Nação e na gleba vai o empresariado nacional com a cueca rasgada acreditando que subiriam mais um degrau da piramidal…Tolos, e tolos também os jovens que sem oportunidades pedalam bikes e dirigem carro locado de Uber…rachando seu serviço escravo por duas vezes…Parabéns aos envolvidos…Gente Inteligente pra caralh
Tudo que envolve PT é furada.
Só burro para apoiar as ideias nefastas e obsoletas desse partido que arruinou o brasileiro.
rs…os burros das fake news, entregam a Soberania e ainda se acham com créditos nos pitacos fracos, rasos e sem Senso Critico porque lhes faltou Fundamentos fora da casinha do PIG …ha ha ha…mané.
Rafael lotti, poderíamos publicar seu comentário. Mas este tipo de comentário que pode conter informações falsas ou incorretas, ou ainda: expressão de ódio, preconceitos, ideologias racistas, marketing político e econômico disfarçado e outros problemas só é analisado com total identificação do autor, com nome completo, página pessoal verdadeira e com fotografias do autor. Isso não significa que o comentário será aprovado, mas analisado. A fotografia e o link da página pessoal do autor, desse tipo de comentário, poderão ser colocados ao lado do comentário, caso seja publicado. Para ser aprovado, alguns comentários precisam ter consistência de dados e citação de elementos de provas documentais das afirmações
As pessoas deveriam pensar BRASIL e não seus umbigos regionalistas. Presidente Lula aceitem ou não sabia NEGOCIAR as questões políticas e econômicas isto porquê tinha apenas o ( DIPROMA DO SENAI )…Infelizmente o PRECONCEITO neste país está longe do fim…
Quer dizer que a culpa do desemprego e o fechamento de milhares de empresas em todo Brasil foi culpa do impeachment de Dilma e a descoberta do saque que o PT e companhia deram no Brasil?
A narrativa do saque do PT é por sua conta e ódio que encontrou na sua pessoa reverberacao. Agora se analisar os dados sobre o volume de desemprego gerado pela Lava Jato, que em nome de uma falsa ideia de combate à corrupcao, levou nossas empresas para o buraco, será que essa operação partia de orientacao do imperilismo estadunudense? A história mostrará, assim como houve a participacao desse na mudança de regime em 1964.
Eu avisei. Agora bem feito. Só que o prejuízo para os trabalhadores com a precarização e ataque aos direitos trabalhistas por Temer, para o que esses irresponsáveis colaboraram ativa e ferozmente vão persistir, além da destruição da Previdência por boçalsauro e o prostíbulo nacional, enquanto que em algum tempo esses comerciantes voltarão a lucrar.
Mas não era só tirar o PT♂️ ? Já se foram 3 anos do impeachment e o país vai de mal a pior.
Vocês estão defendendo empresários?
Ah mas a culpa é do pêtê! Daqui a 20 anos vão continuar a dizer que a culpa é do pêtê! Mas não era só tirar a Dilma que tudo melhorava? Pois é!
Vou responder a sua pergunta com um ditado popular que como ditado popular traz nop fundo uma grande verdade! “Ajuelhou agora tem que rezar!” Eu que mais é que êles se danem e aprendam que com um povo nao se brinca!
O empresariado tem que ter a visão de que precisa do Povo. E não ir contra eles. É um caminho de duas vias, e não de uma via, a dos empresários. Uma coisa que minha mãe sempre dizia, que o pobre se solidariza com os momentos mais difícil que um ajuda o outro, seja na economia informal ou através dos projetos sociais. Se vira da maneira que pode para sobreviver. Agora, e a classe média? Não se solidariza com ninguém, a não ser com ele mesmo.
Bem colocado.
Ué mas o PIB não ia dobrar se tirasse a Dilma?…Arrogância se paga na lata mesmo…
Lei do Retorno! Engulam esse carma, agora!
Bem feito! Cambada de pobres que se achavam ricos …. E o mesmo aconteceu com os empregados imbecis que hoje engrossam a fila de milhões de desempregados!
Lamento pelos que não apoiaram essa palhaçada e sofrem as consequências!
11 de setembro de 1973:
Que seja a título de ALERTA a nossa burra burguesia e paradoxalmente já convidando a se unir à esquerda em defesa da democracia e das PRÓPRIAS EMPRESAS…Vejam o caso do Chile quando implantaram o neoliberalismo foram 15 anos de RECESSÃO PROFUNDA (1973-1988)
Pinochet, ídolo do Bolsonaro, fez o pior governo da história
Antes de 1973 Chile era o país mais industrializado da América Latina hoje apenas vende frutas e verduras, de país industrializado virou um simples prestador de serviços, um país condenado a sempre patinar no mesmo lugar, tudo organizado, mas com o horizonte engessado.
Pinochet implementou o neoliberalismo econômico escancarou as fronteiras aos produtos importados.
A ideia é controlar a inflação comprando no mercado internacional produtos mais baratos dos que produzidos em território chileno, decretando o fim da indústria local e sabotando as próprias fontes de trabalho. No fundo o que se pretendia era acabar com os SINDICATOS.
A euforia inicial foi substituída pelo desespero e TOTAL FALÊNCIA da indústria nacional. No Chile dos 70 todas as indústrias foram para a falência e diante da extinção do poder aquisitivo da população as montadoras de carro foram abandonando o país uma atrás da outra, na época eram aproximadamente 6 (Fiat, Peugeot, Ford, GM, Citroen, Renault ), algumas vieram parar no Brasil.
Dentro deste panorama com o país totalmente desindustrializado e a mercê das grandes corporações iniciaram a privatização de TODAS as empresas públicas
Diante do caos total, o Chile do Pinochet, implementou TODO TIPO de IMPOSTOS, taxas obrigatórias, como seguros de casa, carro, taxas de pesca, taxas de uso do carro, taxas de uso das águas etc etc (Aqui não será diferente)
Como nada deu certo partiu para privatização da educação 1º e 2º grau, universidades, saúde “publica”
A previdência foi um caso à parte TODA a poupança previdenciária dos chilenos foi repassada aos bancos por decreto, aqui será igual, afinal de contas foi o próprio Guedes quem implantou o sistema naquele país.
Lembrando que Guedes é investigado por desfalques previdenciários do BNDES, ele fez parte da equipe do Pinochet.
Quem faturou a rodo foram os amigos da corte como por exemplo o atual presidente do Chile Piñera que recebeu de presente a implantação dos primeiros cartões de credito das redes bancarias estamos falando dos anos 70 outras 3 ou 4 famílias receberam o MAR CHILENO por decreto vc para pescar no Chile têm que pagar uma taxa caso contrário é multa na certa.
Chamaram isso de modernização e com 3 ou 4 matérias jornalísticas convenceram a sociedade que era o melhor… caso contrário virariam “uma Cuba”
Desde o golpe militar, setembro de 1973 até 1985 foi a PIOR RECESSÃO da história naquele país, 12 anos de depressão econômica profunda e aqui não será diferente, caso as teorias do Paulo Guedes sejam implantadas, as taxas de desemprego vão dobrar no Chile chegaram na época a 25%, lá os inconformados eram mortos, aqui são manipulados pela Globo, no entanto o CAOS SOCIAL está se espalhando à revelia da manipulação midiática.
Cavalo de pau na economia NUNCA deu certo em lugar nenhum do mundo.
Evidente que após a recessão Chile cresceu a taxas meteóricas nessas alturas do campeonato inaugurar uma quitanda era o suficiente para dobrar o PIB anual.
Hoje andam em carros importados e roupas de grife falsificadas na China todos os donos de empresas viraram IMPORTADORES e toda a riqueza do Chile é drenada para os fornecedores internacionais. O acúmulo de renda foi devastador TODOS os donos de fábrica viraram importadores e foi nas mãos desse pessoal que se acumulou toda a riqueza vinda do comercio porque a RIQUEZA PAÍS foi gerada em outros países. Se produz um fenômeno econômico que unge 3 ou 4 famílias donas das importadoras com o poder de acumular toda a riqueza do país e o Brasil está caminhando nessa direção aplaudido pelos futuros falidos de olho nas oportunidades que nunca chegarão.
Lá foram 12 anos de recessão aqui será pior pelo tamanho do Brasil, mas na melhor hipótese só em 2030 retomaremos o novo modelo econômico que o Bolsofake está preparando, a desindustrialização vai gerar um modelo econômico voltado às importações calcado no modelo paraguaio e chileno que nada fabricam TUDO importam e os postos de trabalho são de perfil baixo sub-remunerados.
Aproveitem e façam este alerta à sociedade brasileira que cega se ilude com uma prosperidade que só vai atingir os amigos do Bolsonaro. Que não seja por falta de aviso.
Autor desconhecido.
O Brasil ´um país classista já dizia um artista brasileiro radicado nos E.U.A. Somos isto. O preconceito vigente neste país contra pobres e NORDESTINOS é isto..Façamos arminhas..?
A cada pequena ou média empresa que quebra na minha cidade eu abro uma boa garrafa de vinho português e brindo com alegria imensurável. Afinal de contas, o “prêmio” do burro é justamente o capim!
Diante do exposto, só me resta aguardar a coisa ficar pior . Se não tomarmos a iniciativa de votar em massa na esquerda nas eleições
deste ano corremos um sério risco de afundarmos cada vez mais e descambarmos numa hiper inflação e ai será o fim da picada .
faz arminha que resolve
Votar é um ato sério que requer o uso da razão. Não deve ser dado na base do amor ou do ódio. muito menos sob a influência de fake news, conhecidas popularmente po mentirar.