O jornalista e fotógrafo Bruno Torturra, que foi um dos fundadores da Mídia Ninja declarou voto em Ciro Gomes (PDT). Veja abaixo os motivos. Veja o texto abaixo.

.Por Bruno Torturra

“Meu voto em Ciro Gomes não é por medo coisa nenhuma. Voto porque a situação está clara como o dia.

Meu apelo ao voto em Ciro Gomes não é apenas aos eleitores do Haddad. É principalmente aos de Alckmin e Marina que entendem a dimensão do risco do segundo turno Bolsonaro vs Haddad. Um risco que não acho que temos condições de correr.

E sobre a posição do PT, há uma constatação fundamental na última pesquisa que pode ter passado despercebida para muita gente.

A estratégia do partido era, além de arriscada, de mão única. A transferência de votos de Lula (39%) a Haddad deveria ter colocado o petista acima ou muito próximo dos 30% no primeiro turno. E ninguém no PT, nem em qualquer outra campanha tradicional, imaginava que Bolsonaro rompesse o teto de 20%.

Deu errado. E os números são o inverso do que o PT previu no gabinete. Haddad estável nos 20 e poucos e Bolsonaro em curva ascendente bem acima de 30. E a tal frente ampla que o PT sonha no segundo turno parece já desenhada – só que em torno do capitão e com o que há de mais nefasto abaixo do céu.

Mais do que a flacidez da transferência de votos, os números também provam algo que muita gente fora do PT (e dentro também) já sabia: o eleitorado de Lula é maior do que o do PT. E nem todo lulista é de esquerda. E, pra quem não descobriu, está mais no smartphone do que na frente da TV.

E a esse ponto não adianta culpar a Globo, o Whatsapp, o Moro, a Universal. Eram todos esses elementos absolutamente previsíveis e, conforme observado nos últimos anos, atuando frontalmente contra o partido. Não contar com o jogo baixo dos outros no mapa eleitoral é, pra dizer o mínimo, amadorismo. Não adianta culpar a realidade se ela não respeitou seus planos.

Mais: Haddad, como substituto de Lula, não está em seu elemento. Os debates provam isso. Não é justo que carregue o legado, o peso, as críticas, a nostalgia nem o ódio a seu padrinho político. É nítido o desconforto: Haddad era para ser o futuro do PT, não o procurador de seu passado.

Não vou nem entrar no mérito do “X devia ter feito Y não sei quando”. Não temos tempo para isso. A única responsabilidade que me interessa agora é a nossa.

Eu vou votar no Ciro Gomes. E insisto, não é por medo. É por considerá-lo um candidato lúcido, inteligente, pronto, comprometido com o Brasil, com as prioridades certas e o único com condições políticas de buscar um novo pacto democrático. Ponto final.

E a quem ainda ache que é medo, considere que, a esse ponto, é o autoengano o pior conselheiro.

É hora de virar. Vote 12.”

Bruno Torturra
Jornalista, fotógrafo, foi um dos fundadores da Mídia Ninja. Hoje é editor-chefe do Greg News (HBO) e editor do Estúdio Fluxo. (Do Facebook de Bruno Torturra)