A socióloga, professora e presidente do PSOL Campinas, Marcela Moreira, faz o lançamento de sua pré-candidatura à deputada federal no próximo dia 26 de julho.

Na ocasião, também será lançada a campanha de financiamento coletivo da pré-candidatura pela Internet, que utiliza o site Democratize – uma das 50 plataformas autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral a captar recursos.

Marcela Moreira quer ser uma representante das mulheres na Câmara Federal, em Brasília. “Nós somos 52% do eleitorado, mas temos menos de 10% de mulheres na Câmara dos Deputados. O Brasil tem menos representantes mulheres do que muitos países do Oriente Médio. Nas construções sociais de gêneros, nós mulheres somos ensinadas a cuidar do outro no ambiente privado. Do marido, dos filhos, dos pais e da casa. Se aprendemos a cuidar, por que não podemos utilizar deste conhecimento para fazer da política o espaço do afeto, da inclusão de todos, do acolhimento, do respeito ao diferente e ao diverso, na nossa grande casa, chamada Brasil?”, diz Marcela.

O encontro contará também com a participação do Deputado Estadual João Paulo Rillo, que neste ano deixou o PT para filiar-se ao PSOL. Rillo é pré-candidato a um novo mandado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Marcela Moreira é formada em Sociologia pela Unicamp e Agente de Desenvolvimento Local formada pelo SENAC. Em 2004, foi a vereadora mais jovem eleita para a Câmara de Vereadores de Campinas. Filiou-se ao PSOL em 2005. Sua militância política começou no movimento estudantil. Entre 2001 e 2002, integrou o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicamp. Há 18 anos atua na região desenvolvendo trabalhos sociais na periferia incentivando o protagonismo de jovens e mulheres. Atualmente, realiza projeto de oficinas de prevenção e combate à violência contra as mulheres em escolas, universidades e associações de moradores. (Com informações de divulgação)